Notícias
Prevenção de doenças e busca por uma vida mais saudável para as crianças

 

39° Congresso Brasileiro de Pediatria SBP SPRS

 

A programação de quinta-feira (10/10) do Congresso Brasileiro de Pediatria, em Porto Alegre (RS), trouxe mais uma vez temas atuais e de dúvidas recorrentes entre médicos e pais. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) e ocorre no Centro de Eventos da FIERGS.

A obesidade infantil foi abordada sob vários aspectos, considerando o prognóstico e a importância da atividades físicas e orientação nutricional. O tema da alergia ao leite de vaca fez parte da programação ao longo da quarta-feira (10/10).

- Qual a base racional para o tratamento dos pacientes? Claramente temos a necessidade de trabalhar a proteína. Quando hidrolisamos a proteína, vai quebrando ela e diminui o grau de alergia. As fórmulas parcialmente hidrolisadas e as intactas não tratam a alergia. O que vai tratar especificamente são fórmulas extensamente hidrolisadas e fórmulas de aminoácidos – explicou o pediatra Matias Epifanio.

Durante o debate os médicos também reforçaram a importância dos alimentos orgânicos que possuem diferenças de microbioma, por exemplo, na comparação com os demais alimentos e a necessidade de incentivar dietas ricas em componentes naturais e integrais.

Um dos colóquios trouxe o tema dos riscos toxicológicos de medicamentos de uso frequente em emergência e UTIs pediátricas.

- Gosto de lembrar que não estamos lidando com “mini-adultos”, ou seja, temos absorções completamente diferentes se comparamos um prematuro com um adulto. Uma criança gravemente doente também vai absorver menos. A distribuição do corpo é diferente se lembrarmos que um recém-nascido tem 80% de água, enquanto o idoso tem um pouco mais de 50%. Além disso, a metabolização é diferente – afirmou a médica Rosirene Maria Frohlich Dall Agnese.
 

Matias Epifanio SPRS 39o Congresso Brasileiro de Pediatria   39° Congresso Brasileiro de Pediatria SBP SPRS
Matias Epifanio

 

A mesa de discussão sobre febre no departamento de emergência contou com a coordenação da pediatra Denise Leite Chaves.

- Para encurtar o período da dor é fundamental saber optar pela droga certa, na dose certa – disse.

A miniconferência transtorno do déficit de atenção e hiperatividade levantou estudos sobre o assunto. Segundo o médico Luis Augusto Paim Rohde (RS), um trabalho recente mostrou o resultado em crianças de 5 a 15 anos com desenvolvimento típico e com hiperatividade através de ressonância magnética. A pesquisa mostrou uma maturação mais lenta, principalmente no córtex pré-frontal, naquelas que têm déficit de atenção e hiperatividade.

As aulas também trouxeram outras temáticas, como o câncer infantil, autismo, questões envolvendo baixa estatura, prematuridade, diagnóstico e abordagem de doenças respiratórias agudas e assistência do recém-nascido pré-termo tardio, entre outros.
 

Rosirene Maria Frohlich Dall Agnese   Claudia Schweiger   José Paulo Ferreira
Rosirene Maria Frohlich Dall Agnese, Claudia Schweiger e José Paulo Ferreira estiveram entre os palestrantes do 39°CBP

 

Serviço:

39º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP)
Local: Centro de Eventos da FIERGS - Porto Alegre, RS
Data: De 9 a 12 de outubro (de quinta-feira a sábado)
Inscrições e programação completa no site do 39° CBP


Redação e fotos: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br