Notícias
Médicos debatem influência do comportamento na alimentação e na vida social

Encontro anual da SPRS ocorre até sábado (02/05) no Centro de Eventos da PUCRS

Debora Duro   Horacio Gonzalez   Michel Boivin
Palestrantes internacionais do VIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria:
Dra. Debora Duro (EUA), Dr. Horacio Gonzalez (Argentina), e Dr. Michel Boivin (Canadá)

 

No segundo dia do VIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, o comportamento de pais e filhos em diferentes aspectos foi debatido em palestras sobre os mais diversos temas: desde a obesidade e a alimentação, até a relação com a Internet e as novas tecnologias. O evento, realizado pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), ocorre até sábado (02/05), no Centro de Eventos da PUCRS.


Logo pela manhã, a gastroenterologista pediátrica Debora Duro falou sobre introdução alimentar para os participantes, que lotaram a sala para ver a ilustre e reconhecida gaúcha palestrar. A médica lembrou a importância dos primeiros mil dias de vida da criança, essenciais para o desenvolvimento dos pequenos. Assim, o comportamento dos pais deve ser de cuidado com a ingestão de alimentos dos filhos, que ainda não sabem escolher o que comer e dependem das escolhas dos adultos.

- Os primeiros mil dias da criança são fundamentais. Os pequenos não sabem o que comer e a responsabilidade é exclusivamente dos pais e dos pediatras, que precisam orientar os pacientes. Quanto mais tarde foi introduzido o alimento industrializado, melhor. Não é recomendado dar produtos que contenham cafeína e açúcar para as crianças. Os industrializados são ricos em conservantes, açúcar e sódio - afirmou Debora Duro.

VIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria SPRS 2015
Mesa-redonda: Gastroenterologia e nutrição. Da esq. p/ a direita: Dras. Elisa de Carvalho, Debora Duro, Marília Dornelles Bastos e Elza Daniel de Mello

 

A gastroenterologista e membro do comitê de Nutrologia da SPRS, Elza Daniel de Mello, falou sobre segurança alimentar. Um dos destaques da palestra foram os agrotóxicos, assunto que envolve praticamente todas as frutas e verduras consumidas atualmente.

- Todo ano constroem listas com os produtos com mais agrotóxicos. Na realidade, praticamente todas as frutas e legumes possuem. Existe a discussão sobre o uso destes alimentos, mas como vamos viver sem consumir? Não temos como parar o consumo. Por isto, devemos prestar atenção em alguns cuidados - ressaltou Elza Daniel de Mello.

A pediatra ensinou aos presentes como limpar adequadamente uma fruta ou verdura antes do consumo. O aconselhado, segundo ela, é limpar o local onde será preparada a comida. Após, lavar com água pura e detergente ou vinagre a fruta ou a verdura. Deixar 15 minutos de molho, secar os alimentos e guardar na geladeira por até dois dias.

A médica gastroenterologista, Elisa de Carvalho, desvendou os mistérios do glúten. A especialista lembrou a origem do glúten e demonstrou algumas publicações que radicalizam na eliminação de alimentos que contenham o elemento na dieta das pessoas.

- A maioria das pessoas que radicalizam na eliminação do glúten querem emagrecer ou uma alimentação mais saudável. Mas será que esta eliminação é realmente saudável? Será que o glúten é realmente o vilão de todos os problemas? Pesquisas ainda estão sendo realizadas sobre isto. Aproximadamente 1% das crianças são alérgicas ao glúten. Os alérgicos precisam ficar sem comer. Outras pessoas podem estar apenas eliminando uma fonte importante da alimentação - avaliou Elisa de Carvalho.

 

VIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria SPRS 2015
Mesa-redonda: Doenças do mundo atual. Da esq. p/ a direita: Dr. Juarez Cunha, Dra. Consuelo Silva de Oliveira, Dra. Renata Rostirola Guedes e Dr. Carlos Alberto Nogueira de Almeida

 

Os erros no comportamento de pais e filhos também foram destacados pela palestra do médico Carlos Alberto Nogueira de Almeida sobre obesidade. O nutrólogo lembrou que aproximadamente 50% das crianças brasileiras estão com sobrepeso ou são obesas.

- Pais e pediatras não podem fugir do tema da obesidade. Os adultos não procuram um médico por este motivo. Levam os filhos ao pediatra para resolver outros problemas de saúde e acabam descobrindo o sobrepeso. Ainda não temos dados, mas provavelmente estes pequenos obesos também serão obesos na adolescência - afirmou Carlos Alberto Nogueira de Almeida.

Segundo o especialista, o tratamento para a obesidade em crianças não é simples. O conselho para os médicos é que indiquem uma progressão de atitudes para alterar o cenário. Para começar, os pais devem restringir os horários em frente à televisão e aos computadores. Depois, parar o sedentarismo e tirar os filhos do sofá em excesso. Após estas fases, iniciar pequenas atividades físicas de 30 minutos. Assim que conseguir sucesso, aumentar os exercícios para 60 minutos. A última, e mais complicada fase, é fazer com que as crianças realizem de 60 a 90 minutos de atividades físicas.

O médico PHD do Canadá Ressearch Chair, Michel Boivin, comentou a importância para qualquer organização profissional estar aberta a contato com pessoas de outras regiões do planeta.

- Trabalho com pesquisas e não estou, necessariamente, interessado apenas no conhecimento de casos clínicos, mas acho que é importante olharmos a população como um todo e o desenvolvimento individual. É importante quando profissionais pediatras e de outras áreas estão abertos a esse tipo de troca de informações - destacou Michel.

Já a psicóloga terapeuta cognitiva e comportamental Juliana Potter conversou com os participantes do Congresso de Pediatria sobre a Internet e as novas tecnologias. A especialistaressaltou que os pais não podem simplesmente cair no senso comum de que a tecnologia é boa ou que a tecnologia é ruim.

- A tecnologia não é boa ou ruim. Ela é a tecnologia. As pessoas é que usam de forma boa ou ruim. Tudo depende do uso que a gente faz com as novidades tecnológicas. É muito importante iniciar uma educação cibernética com os filhos o quanto antes, para mostrar o que pode e o que não deve ser feito na Internet - destacou Juliana Potter.

As dicas da psicóloga para os pais são: conhecer o que o filho faz na Internet, quais sites usa; demonstrar interesse no que os filhos fazem com a tecnologia; os pais devem usar de forma inteligente a Internet e as redes sociais, para evitar maus exemplos aos filhos; estimular a convivência em família; e destacar a importância do sono adequado, respeitar a hora de dormir.
 

Momentos de descontração e emoção: Profa. Themis Reverbel da Silveira, presidente da Comissão Científica do VIII Gongresso e aniversariante do dia, foi homenageada pela diretoria da SPRS e pelos demais colegas presentes

 

O VIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria ocorre até sábado (02/05), no Centro de Eventos da PUCRS. Para o último dia, o evento promove uma série de palestras sobre emergência em pediatria e a importância de vitaminas na alimentação das crianças pequenas. Além disto, ocorre uma palestra com o advogado, jornalista e professor universitário Clóvis de Barros Filho. Outras informações podem ser obtidas no site www.gauchopediatria.com.br.


Redação: Luiza Assis, Marcelo Matusiak e Mariana da Rosa
Fotos: Luis Fernando de Assis

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br