Notícias
Abrangência ampla de atuação do pediatra desafia médicos que buscam conhecimento e qualificação

 

VIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria SPRS
Palestra surpresa do VIII Congresso Gaúcho: Dr. Clóvis de Barros Filho apresentou o tema "A vida que vale a pena ser vivida"

 

Assuntos variados e especialistas de diversas áreas da medicina estiveram presentes nos três dias do VIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria. O encerramento do evento, organizado pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), ocorreu no sábado (02/05). Aproximadamente 1.200 participantes tiveram a chance de aprender e se capacitar em mais de 40 palestras e atividades. A presidente da SPRS, Patrícia Miranda do Lago, destacou a variedade e complexidade dos assuntos na edição desse ano. 

- O Congresso Gaúcho de Pediatria virou uma marca e um símbolo de sucesso. Somos o segundo maior evento do brasil, ficando atrás apenas do Congresso Brasileiro. Foram mais de mil pediatras inscritos e esse ano tivemos como diferencial a variedade de temas. Acompanhamos desde o dia a dia do consultório com doenças mais prevalentes até a vida pessoal do pediatra, em busca da felicidade. Temos uma variedade de público, então buscamos uma variedade de assuntos - afirmou Patrícia Miranda do Lago.

 

VIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria SPRS
Mesa-redonda: Gastroenterologia/Nutrição. Da esq. p/ a direita: Dra. Patricia Lago, Dr. Sérgio Amantéa, Dra. Rosângela D'Ávila e Dr. Francisco Bruno 

 


Entre os principais tópicos na programação estiveram muitos assuntos nos quais o médico trabalha de forma preventiva e de situações que estão presentes em milhares de famílias.

- Trabalhamos com o tratamento de doença, mas muito mais com prevenção. As doenças infecciosas mais graves estão praticamente controladas. Então nosso grande problema são doenças crônicas como deficiência mental, autismo, alteração de desenvolvimento e obesidade infantil, entre outros - completou Patrícia.


O presidente do VIII Congresso Gaúcho de Pediatria e VI Simpósio Sul-Americano de Pediatria, Matias Epifanio, falou satisfeito da realização do encontro.

- Estamos felizes porque atingimos todas as metas que queríamos e todos os pediatras estão muito satisfeitos, não só com a atualização mas com os temas escolhidos. A pauta sobre desenvolvimento e os primeiros mil dias de vida foram muito bem recebidos por todos - afirmou.

 

VIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria SPRS
Da esq. p/ a direita: conferencistas Alice Salles e Debora Duro; Momento da premiação do Tema Livre classificado em 1° lugar: Dra. Themis Reverbel da Silveira, Dra. Clarissa Gutierrez Carvalho, Acadêmica Luciana Chinazzo (autora premiada) e Dr. Mathias Epifanio

 

A pediatria, hoje, está presente em diversas áreas da medicina, mas tem grande importância também no atendimento de pacientes em consultórios médicos. Nesse sentido, a maior preocupação é com a capacidade de gestão dos negócios, já que muitas vezes são administradas por profissionais extremamente qualificadas na medicina, mas com pouco conhecimento na administração.


Segundo a palestrante Alice Salles (RJ), os problemas mudam de lugar, mas se repetem. O consultório é uma empresa e não existe ninguém focado na gestão. O problema é que em muitos casos não há um planejamento de longo prazo e esses profissionais, quando se aposentam, veem sua renda diminuída. Em sua apresentação, a especialista comentou a necessidade de estar atento a tópicos como relacionamento com operadoras de planos de saúde, super especialização, exigências do paciente e poder público. Também alertou para um novo perfil de pais que estão buscando atendimento, completamente diferente dos que existam no passado.

- Estão chegando aos consultórios uma nova geração de pais que não telefonam mais para o médico, e sim usam o WhatsApp. Eles pesquisam tudo na internet. Vivemos uma transição. São hábitos diferentes que cobram uma postura diferente do médico pediatra - comentou Alice Salles.


O professor da Universidade de São Paulo Clóvis de Barros Filho apresentou a palestra "A vida que que vale a pena ser vivida". O advogado, jornalista e professor universitário falou aos pediatras sobre a busca pela felicidade e pela busca da excelência na vida pessoal e profissional. Segundo o palestrante, cada pessoa precisa encontrar o motivo da sua felicidade.

- Se você não se encanta com você mesmo, sua vida é muito triste. É melhor que se encante com você mesmo, para viver melhor. Cada pessoa vai ter que se aguentar consigo mesma a vida inteira. Você vai viver de qualquer forma, então é aconselhável que goste de si mesmo - relatou Clóvis de Barros Filho.


Outro destaque do dia foi a palestra da reconhecida mundialmente gastroenterologista pediátrica, Debora Duro. A especialista afirmou que a suplementação de vitaminas no primeiro ano do bebê saudável só deve ser realizada apenas com Vitamina D e Ferro.

- As crianças normais, que não apresentam problemas, necessitam de suplementos de Vitamina D e Ferro. Não existe recomendação científica para os outros suplementos, só para casos especiais de crianças com problemas crônicos. Estas suplementações são necessárias, pois começam a diminuir no leite materno - ressaltou Debora Duro.

 

VIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria SPRS
Mesa-redonda: Pediatria ambulatorial. Da esq. p/ a direita: Dr. Bernardo Horta, Dra. Celia Maria de Magalhães, Dra. Liane Daudt, e Dra. Gabriela Eckert

  

VIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria SPRS
Sessão "Tirando dúvidas com o especialista". Da esq. p/ direita: Dr. José Lubianca Neto, Dra. Matia Beatriz Rotta Pereira, Dr. Boaventura dos Santos e Dr. João Ronaldo Krauzer

 

A próxima edição do Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria já tem data marcada. O evento de pediatria de 2016 ocorre entre os dias 02 e 04 de junho no Centro de Eventos da PUCRS. Outras informações podem ser obtidas no site www.gauchopediatria.com.br.

 

Redação: Marcelo Matusiak e Mariana da Rosa
PlayPress Assessoria de Imprensa
Fotos: Luis Fernando de Assis 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br