Notícias
Cuidados neonatais são essenciais para evitar diversos problemas na infância

20ª edição da Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia ocorre até sábado na Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

XX Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia da SPRS Pelotas
Auditórios das atividades de Neonatologia (à esq.) e de Enfermagem Neonatal (à dir.) estiveram lotados durante o segundo dia do evento promovido pelo Comitê de Neonatologia da SPRS
 

Diversos assuntos relacionados aos primeiros cuidados recebidos pelos recém-nascidos foram debatidos durante toda sexta-feira (26/06), no segundo dia da XX Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia e do IV Encontro Sul-Rio-Grandense de Enfermagem Neonatal, organizados pela Sociedade de Pediatria do RS (SPRS). Na abertura do dia, o professor pediatria e neonatologista da Universidade do Chile, Jorge Fabres, falou sobre uma das maiores preocupações dos médicos neonatologistas quando o bebê é prematuro: a enterocolite necrosante.

- A enterocolite necrosante é uma complicação de incidência alta nos pacientes prematuros. É isquêmico e inflamatório no intestino. Pode levar a quadros muito graves, necessitando, muitas vezes, de correção cirúrgica e comprometendo os prognósticos dos bebês - explicou Jorge Fabres.

Ainda segundo Fabres, o problema nos bebês prematuros pode causar perfuração do intestino e provocar a morte das crianças. Uma das conclusões apresentadas pelo pediatra chileno foi o leite materno.

- Esse problema é um dos que os médicos mais temem. Estudamos os casos por muitos anos. Percebemos, ao longo dos anos, que o leite materno ajuda a proteger a criança e evitar a enfermidade nos pequenos - afirmou.

No painel de icterícia, os pediatras da Sociedade de Pediatria do RS Manoel Ribeiro e Marcelo Porto falaram sobre as indicações de fototerapias para os recém-nascidos.

- Temos que ter cuidado quando indicamos a fototerapia para recém-nascidos muito pequenos. O indicado é usar a dose menor e suspender quando for possível. A fototerapia não é tão inócua e livre de efeitos, tranquila em usar no prematuro como as pessoas acham - defendeu Marcelo Porto.

XX Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia SPRS
Da esq. p/ direita: 1) Dr. Jorge Fabres (Chile). 2) Dr. Marcelo Porto. 3) Dr. Renato Procianoy. 4) Painel sobre Sepse neonatal: Drs. Andrea Corso, Regina Silveira e Ilson Enk. 

 

Os problemas relativos às asfixias perinatais foram os temas da capacitação do pediatra neonatologista Renato Procianoy.

- Muitas crianças nascem com déficit de oxigênio. Por causa disto, muitas vezes acabam morrendo ou ficam com sequelas muito grandes. Essa discussão é de extrema importância no Brasil, pois é um dos principais índices de óbitos. Uma solução é ter mais cuidado no pré-natal, com muito cuidado pelo pediatra na sala de parto e na reanimação do recém-nascido. Precisamos melhorar até em cuidados na UTI neonatal com bebês reanimados - destacou Renato Procianoy.

A coordenadora da Jornada de Neonatologia e pediatra da SPRS, Rita de Cássia Silveira palestrou sobre o neurodesenvolvimento dos bebês prematuros. O debate sobre sepse neonatal contou com as participações dos pediatras Andrea Corso e Ilson Enk. Os antibióticos estiveram em pauta na qualificação.

- É essencial discutir o uso criterioso dos antibióticos. São os medicamentos mais prescritos no mundo. Não podemos ir contra essa situação. Porém, o grande temor é a resistência bacteriana. O neonatologista tem que prescrever o antibiótico pensando em todo ambiente, desde a criança até o local em que atua. O uso prolongado é um dos fatores que estão vinculados à emergência de resistência bacteriana nos hospitais - relatou Ilson Enk.

Os distúrbios respiratórios foram tema de um dos painéis do dia. Os pediatras Paulo Nader e Clarissa Carvalho foram os responsáveis pela qualificação de médicos e estudantes sobre os cuidados e perigos com os recém-nascidos.

- Existem novidades e resultados de trabalhos sobre prevenção de displasia brônquio pulmonar e alguns conceitos já são bem estabelecidos. Assim, queremos motivar os neonatologistas a usar menos oxigênio, manter a saturação das crianças em níveis mais adequados, e uma ventilação mais gentil para essas crianças - ressaltou Clarissa Carvalho.

XX Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia da SPRS Pelotas
Da esq. p/ direita: 1) Dra. Rita de Cassia Silveira, coordenadora da XX Jornada. 2) Dra. Patricia Lago, presidente da SPRS. 3) Dra. Clarissa Carvalho. 4) Dr. Paulo Nader.
 

Na Jornada de Enfermagem, um dos destaques do dia foi o painel sobre o Método Canguru e como evoluiu a tecnologia de cuidados com os recém-nascidos. O último evento do dia foi o simpósio sobre como proteger a população contra a doença meningocócica, com a presidente da Sociedade de Pediatria do RS, Patrícia Miranda do Lago.

- A doença meningocócica e a meningite são muito graves, têm altos índices de mortalidade e deixam muitas sequelas. O problema é a bactéria tem vários sorotipos, e eles nem sempre respondem igual. Por isso existem várias vacinas para a mesma doença. No estado não temos surto nem epidemia, mas observamos mudanças nos últimos anos, como, por exemplo, a maior incidência de jovens adultos e adolescentes com a doença - detalhou Patrícia Miranda do Lago.

A XX Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia e o IV Encontro Sul-Rio-Grandense de Enfermagem Neonatal ocorrem até sábado (27/06) no auditório Dom Antônio Zattera, na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Entre os assuntos que encerram os eventos está a triagem neonatal, o crescimento extrauterino restrito e a dor no recém-nascido. Outras informações podem ser obtidas no site www.sprs.com.br.


Redação e fotos: Mariana da Rosa
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br