Notícias
Tendência entre as mamães, os ensaios newborn devem ser feitos seguindo alguns cuidados


Especialistas da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul alertam para os principais cuidados que os pais devem ter

Moda entre mamães e papais, que querem eternizar o momento em que os filhos são recém-nascidos, os ensaios fotográficos conhecidos como newborn precisam ser realizados cuidando de alguns aspectos, de acordo com a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS). Os ensaios são prejudiciais à saúde do bebê? Quais são os riscos de tirá-lo de casa com poucos dias de vida? Estas e outras perguntas são frequentes dos pais que decidem guardar a recordação dos primeiros 15 dias do bebê.

- Os pais poderão observar situações como a temperatura do estúdio, se o mesmo utiliza ar condicionado muito frio, por exemplo, ou onde vão colocar a criança, se em tapetes ou cestos. Outro fator é que durante o tempo do ensaio o bebê vai querer mamar, dormir, necessitar ser trocado e isso pode deixá-lo choroso, incomodado. O ideal é tentar permanecer o menor tempo possível no local das fotos. Os pais necessitam se dar conta que esses ensaios são feitos para eles e não para a criança. Ela não escolheu isso - afirma o pediatra da Sociedade de Pediatria do RS, José Paulo Ferreira.

Para esses ensaios serem vantajosos, na medida do possível, para os bebês, é indicado que os pais conheçam o estúdio antes, para informar-se se o ambiente é propício para o conforto da criança. Da mesma forma, a pediatra Lúcia Diehl da Silva explica que o recomendado é que o bebê comece a dar os primeiros passeios depois de todas as vacinas completas, ou seja, após seus seis meses.

- Aconselhamos que os bebês fiquem em casa para não se exporem muito a situações que podem adoecê-los. Deixá-los pelados, com ar condicionado, os predispõem a ficar doentes, além de que isso os tiram da sua rotina. Os ensaios newborn não fazem necessariamente mal, porém, eles são feitos mais é para o gosto dos pais - reitera Lúcia.

Outros cuidados com os quais os pais devem ficar atentos são os de terem as mesmas preocupações em casa, se as fotos forem tiradas lá ao invés do estúdio. Os pediatras alertam que não devem usar nenhum tipo de maquiagens nos bebês.


Redação: Carolline Viana
PlayPress Assessoria de Imprensa
Foto: Sasha Pedreschi (arquivo)

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br