Notícias
Aumenta procura de estudantes pela área da Pediatria


Uma realidade que é preocupante com a falta de pediatras pode começar a dar os primeiros passos em um indicativo de mudança. O número de interessados nas principais residências em pediatria aumentou. A estimativa da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul é de que tenham se registrado 7 candidatos por vaga no último ano, um número considerado positivo já que há poucos anos sobravam vagas.

– Acabou o tempo que sobravam vagas na pediatria e que a autoestima era muito baixa. Estamos em uma outra fase na qual se reconhece a importância da nossa especialidade - afirmou a presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Patrícia Miranda do Lago.

Patricia Lago Ligas de Pediatria do RS

A característica é confirmada pela presidente do recém-criado Comitê das Ligas Acadêmicas de Pediatria, Victória Guimarães.

– Ficamos felizes em saber que está crescendo esse interesse. É uma fase, na qual se fala muito na valorização do pediatra e isso está contribuindo. Acreditamos que a atuação das ligas de pediatria é importante nesse processo. Somos uma das ligas mais ativas e isso acaba atraindo os estudantes. Nosso grupo, junto a SPRS, está crescendo e desde o ano passando entraram 5 ligas de diferentes universidades – afirmou.

Um dos temas centrais da Jornada das Ligas de Pediatria, prevista para acontecer no segundo semestre de 2015, será o futuro da pediatria e o cenário que se espera a longo prazo é de uma maior quantidade de médicos na especialidade.

Victória Guimarães Ligas Acadêmicas SPRS

– Pensamos em falar da Pediatria do futuro para, também, estimular os alunos que estarão nas palestras e que, não necessariamente, são da pediatria. Os temas podem despertar o interesse já que muitos estão querendo descobrir uma área que lhe atraia. Há um público grande de primeiro ou segundo semestre que tem muitas dúvidas e não sabe que área seguir. As vezes num evento ele encontra um profissional que inspira e se interessa para o tema. Mostrar para esse estudante é bem importante para que ele possa escolher e se apaixonar pela pediatria – completou Victória.

Hoje são 260 médicos residentes em pediatria no Rio Grande do Sul, sendo que desses, mais de 95% são filiados na Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul.
 

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br