Notícias
SPRS lança campanha dos 1000 dias


Campanha criada em parceria com a agência Paim esclarece que hábitos da mãe nos primeiros mil dias desde a gestação podem evitar doenças futuras para a criança.


Os 1000 dias constituem um período na vida das crianças, que são os mais importantes em termos de crescimento e desenvolvimento. É o período compreendido entre a gestação e os dois primeiros anos de vida. É nessa fase da vida que a criança está em formação e onde podemos interferir e fazer a diferença.

A educação, no mais amplo sentido (nutrição, costumes, tipo de vida) nessa fase é fundamental, pois isso pode dirigir a vida da criança e trazer consequências benéficas para sua saúde e toda sua vida.

A prevenção de algumas doenças, como por exemplo, a obesidade, já pode ser iniciada durante a gestação, com a adequação da dieta e dos hábitos da gestante. De acordo com o conceito de programação metabólica, um agravo em fases críticas do desenvolvimento, alterando a estrutura ou o desenvolvimento do organismo, traz consequências em longo prazo.

Há evidências científicas demonstrando que os nutrientes recebidos pelo feto e pelo bebê em formação influenciam o seu crescimento global e o desenvolvimento de doenças futuras, como as doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, síndrome metabólica, hipertensão - as chamadas doenças crônicas, não-transmissíveis do adulto.

Então, esses primeiros 1000 dias modulam o aparecimento dessas doenças e, portanto, essa é uma " janela de oportunidades", oportunidade de prevenir e evitar as doenças crônicas do adulto.

O pediatra e as famílias têm papel fundamental na educação, na detecção e na prevenção de inadequações nessa fase da vida da criança. Adequação da alimentação, como aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade, início da alimentação complementar adequada, sem uso do leite de vaca no primeiro ano de vida, assim como medidas de orientação sobre relação mãe-bebê e dinâmica familiar, não uso excessivo de computador e prática de exercícios físicos são algumas medidas e orientações importantes nessa fase e que podem interferir muito e mudar a vida da criança.

 

Dra. Cristina Targa Ferreira
Vice-presidente da SPRS e coordenadora da campanha

 

poster1 poster2

 Veja as primeiras peças criadas para a campanha.

poster3

 

LEIA TAMBÉM:

Nutrição infantil é a grande preocupação dos pediatras para o futuro.

Cuidados neonatais são essenciais para evitar diversos problemas na infância.

Ao som de "Macarena" Sociedade de Pediatria inicia campanha dos 1000 dias.
 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br