Notícias
Secretaria da Saúde divulga medidas de prevenção da Influenza para as escolas


O Centro Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde do RS divulgou orientações e medidas de prevenção e controle da Gripe para a comunidade escolar.

A nota da SES/RS lembra que a cada temporada é esperado que ocorram aglomerados de casos nas escolas. Por isso, é fundamental desenvolver ações preventivas, como a ventilação das salas e a adoção de medidas de higiene no ambiente escolar.

O documento salienta que o MS indica a quimioprofilaxia individual de pessoas com fator de risco para complicações por Influenza. Não está indicada quimioprofilaxia para toda a comunidade escolar, nem realização de vacinação de Influenza. Também não está indicada a suspensão de aulas e demais atividades na escola como medida de prevenção e controle de infecção.

A Secretaria da Saúde recomenda que alunos, professores e demais funcionários que adoecerem devem permanecer em casa por até 7 dias após início dos sintomas, ou até 24 horas após cessar a febre, com vistas a diminuir a transmissão da gripe.

A nota relaciona ainda as medidas de prevenção individual que devem ser estimuladas pelos professores, cuidadores, alunos e funcionários para diminuir a transmissão de pessoa a pessoa, além das providências que reduzem a contaminação de objetos e ambientes de escolas e creches.
 

Leia a Nota da SES/RS sobre as Medidas de prevenção e controle da Influenza (Gripe) para a comunidade escolar clicando aqui.

 


Dispensação de Oseltamivir em Porto Alegre

A Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre divulgou lista dos locais de dispensação do Oseltamivir (Tamiflu) na capital. O atendimento ocorrerá inclusive nos fins de semana.

Em nota, a Secretaria salienta que independente do local de atendimento – consultório privado ou a rede pública –, todos os pacientes suspeitos devem ser tratados com Oseltamivir mediante prescrição médica com o receituário comum, podendo retirar o medicamento gratuitamente nos locais e horários constantes da lista.


Leia a Nota da SMS/PMPA com a relação dos Locais de dispensação do Oseltamivir (Tamiflu) na cidade de Porto Alegre clicando aqui.

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br