Notícias
Ênio Pilla, a despedida de um inovador


A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul comunica com imenso pesar o falecimento de seu ex-presidente, Dr. Ênio Pilla, ocorrido na última quarta-feira, 20 de abril de 2016.

Presidente por três gestões (1965-66, 1971-72 e 1973-74), Dr. Ênio Pilla liderou uma etapa transformadora na história da SPRS, com uma administração democrática e atuante. Com a reformulação dos Estatutos, promoveu a participação mais efetiva dos associados na vida da entidade. Instituiu o Programa de Educação Continuada em rápidos cursos de finais de semana. Criou a Semana Gaúcha de Pediatria, prestigiada por Ministros da Saúde e membros da OMS, colocando Porto Alegre definitivamente no mapa da Pediatria mundial.

Dr. Ênio Pilla SPRS

Em sua primeira gestão instituiu o "gauchinho" como símbolo da SPRS, criado na época pelo cartunista Sampaulo. O símbolo, redesenhado na década de 1990, simboliza a entidade até os dias atuais.

O Dr. Ênio Pilla estagiou no Hospital des Entants Malades em Paris, e após frequentar o curso de Pediatria Social, apresentou tese que rendeu-lhe o título de Professor Assistente Estrangeiro da Universidade de Paris. No Brasil, assessorou durante anos o Ministério da Saúde e do Interior através do Projeto Rondon e Campus Avançado de Rondônia, respondendo pela área de Medicina e Profilaxia da Malária.

Dentre os prêmios conquistados, como a Láurea de graduação e diversas medalhas, Dr. Ênio demonstrava emoção incontida ao reconhecimento recebido pela cidade de Porto Alegre, no dia do Funcionário, em 2000. Uma estatueta foi-lhe entregue com os dizeres: “por sua colaboração na construção da saúde pública de Porto Alegre”, pelos serviços prestados durante os 20 anos em que presidiu o Conselho Municipal de Saúde.

Os pediatras gaúchos prestam homenagem a seu ex-presidente, na certeza de que seu legado será para sempre lembrado através da solidez e representatividade da instituição que ele ajudou a construir.

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br