Notícias
Natação pode ser incentivada a partir dos quatro meses de vida


Para iniciar uma rotina saudável não é necessário possuir uma idade mínima. Pelo contrário, quanto antes ocorrer o incentivo, melhor. Diante disto, muitos pais têm buscado por atividades físicas para seus filhos, mesmo ainda bebês, e a natação tem surgido como uma alternativa para as famílias. O vice-presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Marcelo Pavese Porto, afirma que a iniciativa é válida e pode ocorrer entre os quatro e seis meses de vida do bebê.

- É importante incentivar a criança a ter uma cultura de exercícios físicos desde cedo. Porém, estes esportes devem ser encarados como uma atividade lúdica e um momento de interação entre pais e filhos - explica Porto.

SPRS Natação pode ser incentivada a partir dos quatro meses de vida

Entre os benefícios citados pelo pediatra, estão a noção de espaço e corpo dentro da água, o envolvimento de diversos músculos durante os exercícios, melhoria no sistema respiratório e desenvolvimento da coordenação. Outra observação feita por Porto é de que não se deva levar a prática do exercício para o aspecto de competição.

- A competição exige uma rotina de exercícios mais intensos e acarreta em muita responsabilidade para a criança. Por isto, vale destacar que também deve ser reservado um tempo para brincar na água - reforça o pedriatra.

Outro alerta feito pelo vice-presidente da SPRS, é sobre a falsa sensação de segurança que a natação oferece. Ele afirma que embora a criança aprenda desde cedo a nadar, o fato não deve ser encarado como uma prevenção ao afogamento, sendo necessárias as medidas de segurança e proteção em piscinas nas residências, por exemplo.

Ao procurar uma academia, alguns fatores também devem ser levados em conta. Porto sugere que os pais analisem a estrutura do estabelecimento e o histórico da pessoa responsável pelas aulas. Ele destaca que é importante observar se há um vestiário específico para crianças, o que seria mais indicado. Também, que seja verificada a quantidade de cloro utilizada na piscina, pois o uso do produto em excesso pode gerar problemas respiratórios. Além disso, o pediatra indica que seja verificada de que forma ocorre a passagem da piscina para o vestiário.


Redação: Francine Malessa
Foto: Marcelo Matusiak
PlayPress

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br