Notícias
Cuidado com as fases do desenvolvimento da criança foi assunto de encontro de pediatras


Quando uma criança de 1 ano e 5 meses ainda não começou a caminhar, muitos pais pensam que o atraso é normal, pois cada criança tem seu tempo. Porém, a demora nesta fase do desenvolvimento pode significar algum atraso mais sério. De acordo com o pediatra do Comitê de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade de Pediatria do RS (SPRS), Renato Santos Coelho, o normal é que os pequenos comecem a andar entre os 11 meses e 1 ano e 3 meses.

- Precisamos conhecer o desenvolvimento normal das crianças para poder enxergar quando algo está errado. Temos que ser críticos com as questões do desenvolvimento. Não podemos aceitar a desculpa de que cada criança tem seu tempo para explicar os distúrbios. É claro que cada criança tem seu tempo, mas sempre dentro da normalidade. Para caminhar, por exemplo, o ideal é que seja entre 11 meses e 1 ano e 3 meses - destaca Renato Santos Coelho.

O assunto foi tratado no primeiro dia do IX Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, organizado pela Sociedade de Pediatria do RS (SPRS). Considerado o maior encontro de pediatras do sul do país, o evento ocorre até sábado (04/06), no Centro de Eventos da PUCRS. Outro assunto tratado durante o curso de Desenvolvimento e Comportamento foi a explicação de como utilizar elementos da rotina da criança para perceber atrasos no desenvolvimento da criança, como na fala, por exemplo.

- A linguagem é um dos elementos mais importantes para analisar e acompanhar. A fala é uma das maneiras de linguagem, mas existem outras, como gestual, comporal, vestimentas e a mímica fácil, por exemplo. Precisamos saber medir a capacidade da criança de se comunicar. Para isso, uma das formas mais recomendadas é buscar elementos da sua rotina, como filmes, desenhos e brincadeiras - relata o pediatra da Sociedade de Pediatria do RS, Ricardo Sukiennik.

 

IX Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria SPRS Renato Santos Coelho   IX Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria SPRS Ricardo Sukkienik   IX Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria SPRS Ana Paula Pereira da Silva
IX Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria SPRS Cristina Targa Ferreira Erico Faustini   IX Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria SPRS Berenice Dias Ramos   IX Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria SPRS Cursos pré-Congresso

 

O curso de Desenvolvimento e Comportamento foi coordenado pelo pediatra Ricardo Halpern. Outro destaque do dia foi o curso de Emergências Pediátricas, com a coordenação da pediatra Helena Müller. Em uma das aulas desta atualização, Ana Paula Pereira da Silva falou sobre reanimação cardiorrespiratória.

- Os pediatras podem ser considerados em instalações em que crianças com doenças de alto risco são atendidas em unidades gerais de internação. Nosso desafio é que a cadeia de sobrevivência seja dominada por todos os profissionais da saúde para que possamos melhorar os desfechos de parada cardiorrespiratória - enfatiza Ana Paula Pereira da Silva.

A nova puericultura foi um dos assuntos tratados pelo curso de Puericultura, que teve a coordenação do pediatra Erico José Faustini.

- Quando falamos em nova puericultura, estamos falando sobre a mudança do meio em que vive a criança com os reflexos sobre a sua saúde. Além dos novos conhecimentos que relacionam fatores encontrados na infância com a saúde adulta. Temos um desafio, como pediatras, em relação a nossa atuação como puericultor, devido aos novos cenários de prática e novos conhecimentos incorporados à essa prática - ressalta Erico José Faustini.

O curso de Endocrinologia Pediátrica foi coordenado por Fabíola Costenaro. A pediatra Fabíola Satler fez uma atualização em "Pubarca Precoce". Já o curso de Otoscopia teve a coordenação da pediatra Berenice Dias Ramos. Durante as aulas da manhã, foram realizados treinamentos e demonstrações sobre o uso de equipamentos.

A abertura oficial do IX Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria ocorre a partir das 8h de quinta-feira (02/06), no Centro de Eventos da PUCRS. Outras informações podem ser obtidas no site www.gauchopediatria.com.br.


Redação e fotos: Mariana da Rosa
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br