Notícias
Novas doenças e tecnologias desafiam médicos pediatras a buscarem qualificação profissional


Os pediatras precisam superar desafios todos os dias, seja no hospital, na clínica ou nos consultórios. Doenças recentes como o Zica Vírus e a introdução de novas tecnologias alteram a rotina e exigem dos profissionais intensa qualificação. Durante 3 dias, mais de mil médicos de todo o país participam do IX Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria que acontece no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto alegre (RS). A presidente da Sociedade de Pediatria do RS (SPRS), Cristina Targa Ferreira, destacou a importante missão que o evento cumpre na formação profissional dos médicos.

- A SPRS completa 80 anos no dia 25 de junho de 2016. Trata-se de uma data e um ano históricos para a entidade. Os avanços na pediatria no estado foram muitos e sabemos que nossa missão é muito importante: investimos e cuidados hoje do futuro do país. O Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria é o segundo maior encontro estadual de pediatria do país, com aproximadamente dois terços dos pediatras vinculados com a entidade presentes. São números que nos orgulham muito e nos motivam a continuar trabalhando para este evento - destacou.

O presidente do IX Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, Leonardo Pinto, ressaltou a importância do evento, considerado referência para os médicos gaúchos e brasileiros.

- O evento reúne mais de mil pediatras para quatro dias de muito aprendizado. É um grande desafio organizar um congresso tão importante e representativo. Queremos atrair cada vez mais especialistas do interior do estado. Nesses dias, muitos assuntos estão sendo debatidos e sairemos daqui melhores do que chegamos - afirmou Leonardo Pinto.

Leonardo Araujo Pinto Congresso SPRS

Representando a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, Elson Romeu Farias falou sobre os desafios enfrentados pelos médicos todos os dias no estado.

- O momento é de dificuldade na saúde do país e do estado, por isso, o Congresso fica ainda mais importante e essencial. Estamos trabalhando constantemente para a melhoria da nossa resposta aos problemas de saúde dos gaúchos. Já podemos comemorar pequenos avanços. O objetivo é capacitar os pediatras para dar a resposta certa, no momento certo e no lugar certo - ressaltou.

Prestes a deixar o cargo de presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Eduardo da Silva Vaz agradeceu a entidade gaúcha por todo auxílio prestado nos últimos mandatos e destacou a força dos pediatras gaúchos na construção de uma classe forte e qualificada.

- O desafio é melhorar a formação do pediatra e temos trabalhado na valorização cada vez maior desse profissional para que possa responder aos desafios da criança do século 21 - avaliou Eduardo da Silva Vaz.

As primeiras apresentações foram dedicadas ao Currículo Pediátrico Global. O médico norte americano, Hazen P. Ham, destacou que o Brasil foi o primeiro país a se engajar na causa da globalização da pediatria.

- O Brasil foi o primeiro país a se engajar na causa da globalização da pediatria. É muito empolgante pensar em como a comunidade global pode trabalhar junto para melhorar a qualidade do atendimento das crianças. Queremos reunir as melhores práticas em pediatria e oferecer ao mundo para que seja implementada localmente - afirmou Ham.

Médica, professora de saúde pública e pesquisadora na Holanda, Henriette Smit falou sobre alguns resultados de pesquisas realizadas no país europeu. Acompanhamentos de mais de 147 mil crianças mostrou que o peso da criança ao nascer pode representar maior risco de asma na infância.

- Percebemos que muitos aspectos aumentam o risco de asma, como o parto cesariana, o tempo de aleitamento materno, o peso ao nascer, o peso do lactente, a obesidade na infância e até o tabagismo da mãe durante a gestação. Os dados nos mostram que crianças com baixo peso ao nascer têm predisposição à asma, em comparação com crianças que nasceram com o peso normal - destacou Henriette Smit.

Professor e pesquisador em Pelotas (RS), Aluisio Barros demonstrou os resultados de pesquisas realizadas na cidade gaúcha. De acordo com os dados, cerca de 820.000 crianças poderiam ser salvas no mundo, se a amamentação fosse realizada da maneira ideal.

- Nós sabemos que o aleitamento materno reduz a mortalidade infantil, mas sempre é bom ter novos dados que comprovem isso. A busca da conscientização para o aumento da amamentação é uma luta diária em todas as classes sociais. Nos países desenvolvidos, a amamentação é muito menor que nos países em desenvolvimento - esclareceu Aluisio Barros.

Na mesa-redonda da Neonatologia, o vice-presidente da SPRS, Marcelo Pavese Porto, falou sobre a reanimação neonatal. A pediatra paulista Aparecida Yulie Yamamoto debateu sobre novas perspectivas terapêuticas do Citomegalovírus congênito. Os desafios da modernidade também foram debatidos pelos pediatras neste primeiro dia do IX Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria. Médico da UTI do Hospital São Lucas da PUC, Cristian Tedesco Tonial falou sobre os aplicativos que estão à disposição dos pediatras para melhorar o fluxo de informação na rotina do dia a dia.

- Existem aplicativos que todos os pediatras deveriam conhecer, pois facilitam a nossa vida. Alguns são ótimos para compartilhamento de informações, outros são específicos para pesquisa médica e armazenamento de informação - afirmou Cristian Tedesco Tonial.

Na sexta-feira (03/06), a programação começa às 7h com uma palestra sobre fome oculta, apresentando um panorama nutricional da infância brasileira. Uma conferência especial é um dos principais destaques, com a palestra da holandesa Henriette Smit. A pediatra falará mais resultados sobre suas pesquisas no país europeu, como a probabilidade de asma em lactentes com sibilância. Os pediatras Benjamin Roitman, Juarez Cunha e Marcelo Scotta participam de um talkshow sobre Influenza em pediatria. Os benefícios dos nutrientes específicos e os cuidados com a alimentação dos bebês serão assuntos da mesa-redonda sobre nutrologia.

O Congresso ocorre até sábado (04/06), na PUCRS, em Porto Alegre (RS). Outras informações e a programação completa podem ser obtidas no site www.gauchopediatria.com.br.


Redação: Mariana da Rosa e Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
Foto: Marcos Matte

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br