Notícias
Pediatras reforçam importância da suplementação da Vitamina D e da exposição moderada ao sol


A importância da suplementação da vitamina para os lactentes foi destacada durante o segundo dia do IX Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria. Pesquisas mostram que crianças que se alimentam exclusivamente do leite materno apresentam deficiência de Vitamina D. A pediatra dermatologista da Sociedade de Pediatria do RS, Ana Elisa Kiszewski Bau, falou sobre os benefícios da exposição moderada ao sol.

- Uma pesquisa espanhola com crianças lactentes mostrou que, mesmo morando em uma cidade ensolarada, os pequenos apresentam deficiência de Vitamina D. Portanto, existe uma deficiência desta vitamina em lactentes, independente da região no Brasil e da estação do ano. Por isso, é recomendável a suplementação desta vitamina para lactentes - afirmou Ana Elisa Kiszewski Bau.

Ana Elisa Bau

De acordo com a dermatologista, existe um grupo de risco de crianças que precisam de suplementação. Além das lactentes, crianças com a pele escura, crianças com alguma limitação de exposição ao sol, crianças com má absorção de gordura, e crianças que utilizam alguns medicamentos específicos. Para as mamães que ficam na dúvida do uso do filtro solar, a médica explicou.

- O filtro solar não impede completamente a produção de Vitamina D da pele. Os fatores e proteção sempre deixam aproximadamente 10% dos raios passarem. Por exemplo, se utiliza filtro com fator 30, 3% dos raios passam pelo filtro. Porém, é importante destacar que crianças menores de seis meses não devem utilizar protetor solar e não devem ser expostas ao sol por mais de 15 minutos - ressaltou Ana Elisa Kiszewski Bau.

Segundo a médica, crianças até os dois anos precisam de um filtro solar específico, mais grosso, conhecidos como filtros físicos de barreira. A partir dos dois anos, são recomendados os filtros infantis.

O IX Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria ocorre até sábado (04/06) na PUCRS, em Porto Alegre (RS). Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.gauchopediatria.com.br.
 

Cuidados com o sol

- Evitar exposição ao sol entre as 10h e as 15h;

- Usar roupas que ajudam a proteger do sol e bonés;

- Utilizar filtro solar a partir do fator 15 de proteção;

- Proteger a pele, mesmo quando estiver bronzeada;

- Roupas não dispensam o uso do filtro solar.

 


Redação e foto: Mariana da Rosa
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br