Notícias
Congresso de Pediatria destaca cuidados de pais e médicos na proteção e saúde das crianças


Preocupações constantes nos consultórios médicos, hospitais e clínicas foram trazidas por especialistas nacionais e internacionais durante o segundo dia do IX Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria. O evento, que reúne mais de mil médicos no Centro de Eventos da PUCRS, encerra no sábado (04/06). Um dos mais importantes tópicos do dia foi a Influenza H1n1 em crianças. O tema foi debatido em um talk show com a presença de três pediatras da SPRS: Benjamin Roitman, Juarez Cunha e Marcelo Scotta. Os dados atualizados mostram que já tivemos aproximadamente 11.500 internações por Influenza, até o início da semana. Só de H1N1, foram 3.500 casos confirmados. No Brasil, já foram 630 óbitos. No Rio Grande do Sul, foram 72 mortes por H1N1.

IX Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria

A importância da suplementação da vitamina D para os lactentes foi também apresentada aos participantes. Pesquisas mostram que crianças que se alimentam exclusivamente do leite apresentam deficiência de Vitamina D. A pediatra dermatologista da Sociedade de Pediatria do RS, Ana Elisa Kiszewski Bau, falou sobre os benefícios da exposição moderada ao sol. De acordo com a dermatologista, existe um grupo de risco de crianças que precisam de suplementação. Além das lactentes, crianças com a pele escura, crianças com alguma limitação de exposição ao sol, crianças com má absorção de gordura, e crianças que utilizam alguns medicamentos específicos.

- Existe uma deficiência desta vitamina em lactentes, independente da região no Brasil e da estação do ano. Por isso, é recomendável a suplementação desta vitamina para lactentes - afirmou Ana Elisa Kiszewski Bau.

Para as mães que ficam na dúvida do uso do filtro solar, a médica explicou que o filtro solar não impede completamente a produção de Vitamina D da pele. Os fatores e proteção sempre deixam aproximadamente 10% dos raios passarem. Por exemplo, se utiliza filtro com fator 30, 3% dos raios passam pelo filtro. Porém, é importante destacar que crianças menores de seis meses não devem utilizar protetor solar e não devem ser expostas ao sol por mais de 15 minutos, segundo a médica.

Ana Elisa Bau SPRS   dANILO bLANK sprs

 

A Obesidade Infantil recebeu um espaço de destaque no evento. O 2º vice-presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) Matias Epifanio, falou sobre a Obesidade Infantil e como isso afeta desde o social e psicológico até o funcionamento do corpo da criança.

A programação continua no sábado (04/06) a partir das 7h30min, abordando temas como composição de fórmulas infantis, controvérsias em pediatria, tuberculose, doenças respiratórias e vacinas.

 

I Fórum dos Programas de Residência em Pediatria do RS

Buscando uma melhor qualificação dos médicos brasileiros que cuidam das crianças, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), realizou um fórum para debater o aumento do tempo de residência médica em Pediatria para três anos em todo país. O I Fórum dos Programas de Residência em Pediatria do RS ocorreu na manhã de sexta-feira (03/06) durante o IX Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria.

Fórum de Residência em Pediatria SPRS

No fórum, o pediatra Dioclécio Campos Jr. falou sobre as novas demandas mundiais para a saúde das crianças.

- Todo processo de globalização humana deixou entendido que a criança precisa ter um cuidado mais intenso. É essencial que os pediatras pensem em identificar fatores do meio ambiente e como isso influencia no desenvolvimento das novas gerações. A sociedade já tem a percepção que precisamos nos debruçar em cuidados para os pequenos, que são o futuro. Pesquisa de 2007 da Sociedade Brasileira de Pediatria mostrou que 67% das mães querem levar seus filhos aos cuidados do profissional quando eles ainda estão saudáveis, ao invés de quando estão doentes - afirmou.

A pesquisa ainda mostrou que 98% das mães entendem que o médico que deve cuidar das crianças é o pediatra. O pediatra norte-americano Hazen Ham, convidado internacional do Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, explicou a importância do aumento da residência médica para a padronização mundial dos cuidados com as crianças.

- Nós criamos um currículo mundial de ensino que precisa ser implementado o quanto antes. Os três anos de residência médica vão transformar a educação no país, pois vai melhorar a qualidade da formação. O currículo foi construído ao longo de muitos anos e com o auxílio de profissionais de mais de 50 países. Quando começamos, muitos países nem tinham um relatório de residência - ressaltou.


Redação: Marcelo Matusiak e Mariana da Rosa
PlayPress Assessoria de Imprensa
Fotos: Mariana da Rosa e Marcos Silva Matte

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br