Notícias
Experiências nacionais e internacionais qualificam atendimento a crianças em evento na capital do RS


Temas atuais como a microcefalia e infecção por Zika vírus, influenza, obesidade infantil, prevenção de doenças crônicas, asma e doenças respiratórias foram destaques nos três dias do IX Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria. O evento, iniciou com as atividades do Pré-Congresso na quarta-feira (01/06) e encerrou no sábado (04/06) reunindo mais de mil médicos pediatras e também outros profissionais da saúde no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre (RS).

- Cumprimos a missão de qualificar o pediatra nas mais variadas áreas e com a presença de grandes nomes da medicina. A troca de experiências e de conhecimento é fundamental para nossa atuação. Esperamos todos no Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria do ano que vem - afirmou a presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Cristina Targa Ferreira.

Cristina Targa Ferreira SPRS 2016 IX Congresso Gaúcho Pediatria 2016 SPRS

O último dia do evento iniciou com debates sobre gastropediatria e nutrologia. Em seguida a mesa redonda Controvérsias em Pediatria tratou de temas como a criança com baixa estatura, tratamento de alergia alimentar e estatística em crianças e adolescentes. No turno da tarde, as aulas foram direcionadas a doenças respiratórias e vacinas.

O assunto é sério, mas contado de um jeito descontraído chamou ainda mais a atenção. O médico Cássio da Cunha Ibiapina, de Minas Gerais, procurou demonstrar diferenças entre uma tosse que pode ser considerada normal e outra que exige uma atenção maior. Exemplificou com histórias de pais que chegam a contar quantas vezes o filho tosse durante um dia pela grande ansiedade que vivem. O pediatra trouxe características sintomáticas que diferenciam a Asma Tosse variante e Asma clássica.

O médico Emerson Rodrigues falou sobre os efeitos da poluição do ar na criança com um alerta de que 80% das cidades analisadas em estudos da Organização Mundial de Saúde possuem índices acima do recomendado em poluição.

- A maioria das vezes a preocupação é com as mortes, mas não podem ser desconsiderados outros fatores como hospitalizações, consultas, sintomas, irritabilidade e desconforto. Nesses quesitos a poluição afeta muito mais a criança do que o adulto. A área de ventilação da criança é muito mais baixa e o sistema respiratório não está 100% maduro - afirmou.

A preocupação também foi orientar os médicos a conversarem com os pais sobre ambientes que são nocivos à saúde. Exemplos como produtos químicos usados no chão ou uso frequente de lenha queimada em lareira foram citados. Também foi feito alerta para uso de produtos que queimam para matar mosquitos e estufas comuns no inverno.

Leonardo Araujo Pinto SPRS Emerson Rodrigues da Silva 2016 SPRS Cassio da Cunha Ibiapina Congresso Gaúcho Pediatria 2016

O evento contou com atrações internacionais. A médica, professora de saúde pública e pesquisadora na Holanda, Henriette Smit, falou sobre as principais contribuições das coortes europeias para a pediatria e sobre a probabilidade de asma em lactentes com sibilância. Dos Estados Unidos, o médico Hazen P. Ham trouxe detalhes do Currículo Pediátrico Global, projeto que trabalha com o objetivo de unificar e qualificar o treinamento de profissionais em diversas partes do mundo promovendo a igualdade e a melhoria no atendimento às crianças.

O IX Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria é uma promoção da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul com patrocínio de Danone, Johnson´s e Nestlé. Apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria, Unimed, Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitor Bureau, PUCRS. Organização da Ekipe de Eventos e Agência de Viagens M. Leal.

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
Fotos: Marcelo Matusiak e Marcos Silva Matte

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br