Notícias
Novas curvas de crescimento para RNs prematuros


Os pediatras já estão tendo acesso às novas Curvas de Desenvolvimento Fetal e do Recém-Nascido: Padrões para o Século 21, do Projeto INTERGROWTH, que vão contribuir com um referencial para a avaliação do desenvolvimento das crianças. Estas curvas foram definidas a partir de um novo estudo - mais abrangente do que aquele realizado para as curvas da OMS divulgadas em 2006 - desenvolvido em conjunto por um consórcio de pesquisadores de 8 países – Brasil (Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel - Pelotas, RS), China (Shunyi), Índia (Nagpur), Itália (Turin), Quênia (Parlands, Nairobi), Oman (Muscat), Inglaterra (Oxfordshire) e Estados Unidos (King, Seattle).

O objetivo deste estudo é identificar uma curva padrão internacional do crescimento do feto e do recém-nascido para aplicações práticas no uso clínico e no monitoramento de tendências em populações.

As novas curvas desenvolvidas pelo Intergrowth-21st complementam as curvas dos Padrões de Crescimento Infantil da OMS, lançadas em 2006, utilizadas atualmente e registradas na Caderneta de Saúde da Criança. A novidade é que estas novas curvas acrescentam o período fetal e neonatal, sendo destinadas também ao seguimento de crianças prematuras.

De acordo com o Dr. Fernando Barros, pesquisador do CPE/UFPel e coordenador do núcleo representante do continente latino-americano no Intergrowth, estas curvas são mais adequadas para o acompanhamento dos nascidos prematuros, e são um dos componentes deste grande projeto que avaliou o crescimento intrauterino e pós-natal de uma população de quase 60.000 mulheres e recém-nascidos nos cinco continentes.

O estudo do crescimento pós-natal de recém-nascidos pré-termo avaliou o crescimento de 201 crianças nascidas de mães que não tinham nenhuma doença ou fator de risco para restrição de crescimento intrauterino. Estas crianças foram acompanhadas com a utilização dos melhores cuidados, padronizados em todos os centros participantes do estudo.

Utilizando estas curvas, o pediatra poderá acompanhar como a criança prematura deveria se desenvolver em condições ideais e orientar seu desenvolvimento da forma mais correta.
"A curva para prematuros mais utilizada atualmente (Fenton, 2013) considera dados do desenvolvimento fetal dentro do útero materno, enquanto esta nova pesquisa estudou o crescimento após o nascimento dos prematuros, o que é uma diferença fundamental. Seria tentar fazer uma criança que está fora do ambiente uterino crescer como se ela estivesse ainda lá, o que não é o correto", afirma Fernando Barros.
 

Veja as novas curvas internacionais de crescimento para crianças nascidas pré-termo – Peso, Comprimento e Perímetro Cefálico clicando nos links abaixo:

Curvas para Meninos Curvas para Meninas

 

Veja também as curvas de crescimento da OMS clicando aqui.


No site do INTERGROWTH (https://intergrowth21.tghn.org) também está disponível um aplicativo onde é possível carregar dados do RN prematuro e compará-los com os padrões internacionais determinados pelo estudo Intergrowth. Também é possível baixar este aplicativo e instalá-lo para utilização off-line nas plataformas Windows ou IOS.

 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br