Notícias
Maior Congresso de Perinatologia já realizado no Brasil acontece até sábado, em Gramado


A maior causa de mortalidade infantil no Brasil atualmente são as complicações que surgem em recém-nascidos até 28 dias. A informação é do presidente do departamento de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), José Maria de Andrade Lopes. Com o objetivo de atualizar os neonatologistas, pediatras e demais profissionais da saúde para promover um atendimento qualificado à estas crianças, a SBP, através da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) está realizando até sábado (17/09), o 23º Congresso Brasileiro de Perinatologia, em Gramado.

Na abertura do evento, realizada na noite de quarta-feira (14/09), no hotel Serrano Wish, os organizadores destacaram que este já é considerado o maior congresso da especialidade realizado no país, contando com mais de 2 mil e 300 pessoas inscritas. Além disso, foram recebidos mais de 800 trabalhos científicos para apresentação de temas livres.
 

23° Congresso Brasileiro de Perinatologia
Mesa de abertura: Drs. José Maria de Andrade Lopes (presidente do Departamento de Neonatologia da SBP), Cristina Targa Ferreira (presidente da SPRS), Renato Procianoy (presidente do 23° Congresso), Lilian Sadeck (diretora de cursos e eventos da SBP), Rita de Cassia Silveira (presidente da Comissão Científica), e Andrea Amorin (coord. multiprofissional)

 

- O programa científico tem uma grande qualidade e a expectativa é que os profissionais estejam em contato com as principais novidades da neonatologia, o que vai agregar na sua prática diária. A partir do momento que se melhora a prática, se melhora a assistência aos recém-nascidos, o que deve refletir positivamente nos índices de naturalidade - destaca o presidente do Congresso, Renato Procianoy.

A presidente da SPRS, Cristina Targa Ferreira, destaca o trabalho desenvolvido pela entidade para a realização do evento.

- Acredito que este Congresso vai ajudar muito a especialidade neonatal, melhorando as taxas de mortalidade infantil. O fato de a SBP ter nos escolhido como sede é muito importante para nós e todos os pediatras gaúchos. O Rio Grande do Sul está orgulhoso de receber todos os neonatologistas do Brasil - comenta Cristina.

A presidente da SBP Luciana Rodrigues Silva, através de um vídeo transmitido no local destacou a importância do evento e a programação desenvolvida especialmente para atender a pediatras e neonatologistas. Como sua representante, se fez presente a diretora de cursos e eventos da SBP, Lilian Sadeck, que destacou a importância dos pediatras no atendimento aos recém nascidos.

- Estamos dando um bom começo para estas crianças, oferecendo uma qualidade de vida muito melhor. A perinatologia tem avançado muito e congressos como este possibilitam a atualização e compartilhamento dos profissionais - afirma Lilian.

23° Congresso Brasileiro de Perinatologia SBP Renato Procianoy   23° Congresso Brasileiro de Perinatologia SBP SPRS Lilian Sadeck  
Drs. Renato Procianoy, Lilian Sadeck e Cristina Targa Ferreira
 

De acordo com o vice-presidente da SPRS e membro do Comitê de Neonatologia da entidade, Marcelo Pavese Porto, no Rio Grande do Sul são registrados cerca de 140 mil nascimentos por ano. Destes, 10% das crianças vão precisar de um auxílio para poder respirar pela primeira vez.

- O nosso objetivo é formar o pediatra de uma forma adequada para atender bem o recém-nascido. Nos cursos pré-congresso nós treinamos médicos, profissionais da saúde, pessoas para realizar o transporte de recém-nascido, além de outros aspectos que envolvem a vida da criança e isto muda a realidade nacional destes que estão nascendo - destaca Porto.

Segundo a organizadora dos cursos pré-congresso da SPRS, Clarissa Carvalho, cerca de 400 congressistas participaram das dez formações disponíveis, que envolviam temas como segurança, ventilação mecânica, reanimação, infecções ao recém-nascido, entre outros. Fez parte da programação do Congresso, ainda, a aplicação de uma prova para conceder o título de especialista em neonatologia, pela SBP. O pediatra neonatologista da SPRS, Ilson Enk, contou que o teste foi muito bem avaliado pelos participantes e pela banca.

Durante a solenidade de abertura, também foram conhecidos os três trabalhos vencedores do Prêmio Nicola Abramo. Dois trabalhos do Hospital Israelita Albert Einstein, um em parceria com o Instituto de Medicina Integrada de Pernambuco; e uma produção de profissionais do Hospital de Clínicas de São Paulo foram os agraciados. Ainda na ocasião, o professor doutor José Dias Rego recebeu uma homenagem de honra pela sua atuação, contribuindo na formação de inúmeros neonatologistas brasileiros.

23° Congresso Brasileiro de Perinatologia SBP SPRS José Dias do Rego   23° Congresso Brasileiro de Perinatologia SBP SPRS Comissão Organizadora
Professor José Dias Rego recebeu homenagem especial por sua atuação na formação dos neonatologistas brasileiros   Comissão organizadora: Drs. Clarissa Carvalho, Ilson Enk, Rita de Cassia Silveira, Renato Procianoy, Andrea Amorin e Marcelo Pavese Porto

 

Encerrando a noite, o músico Renato Borghetti encantou os congressistas com um show, fazendo com que a plateia entoasse a famosa composição de Lupicínio Rodrigues "Felicidade". Posteriormente, foi servido um coquetel de confraternização para os congressistas.

23° Congresso Brasileiro de Perinatologia Gramado 2016 Renato Borghetti

Na quinta e sexta-feira (15 e 16/09) e no sábado (17/09) segue a programação científica, na ExpoGramado com palestras, apresentações de trabalhos, mesas-redondas, colóquios e conferências. Os congressistas também poderão conferir a feira comercial, onde estarão localizados os estandes da SBP, de empresas e de laboratórios.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento: www.perinato2016.com.br

 

Redação e fotos: Francine Malessa
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br