Notícias
Zika Vírus e parto humanizado foram destaques no primeiro dia do 23° Congresso de Perinatologia


Infecções congênitas, parto seguro e humanizado, além de outros aspectos técnicos que envolvem a especialidade foram destaques do primeiro dia do 23° Congresso Brasileiro de Perinatologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) através da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS). O evento, realizado na ExpoGramado, teve abertura oficial na noite de quarta-feira (14/09) e prosseguiu ao longo desta quinta-feira (15/09) com aulas nas mais variadas áreas da especialidade. Entre as atrações, houve ainda o lançamento de um manual para pais de bebês prematuros e da campanha "Gravidez Zero Álcool", da SBP.

Após o grande surto de microcefalia em recém-nascidos entre outubro de 2015 e março de 2016, é possível afirmar, seis meses depois, que a incidência da doença sofreu forte queda no Brasil. A informação foi dada pela palestrante Jucille do Amaral Meneses.

- Já percebemos que o Zika Vírus não avançou nos últimos meses. Ele seguiu seu percurso, indo para a Colômbia, México e sul dos Estados Unidos. Porém, enquanto existir o mosquito transmissor da doença, ela pode voltar, talvez com uma tipologia diferente, assim como a Dengue - comenta Jacille.

A médica destaca ainda que entre os 1.845 casos de Zika Vírus investigados e confirmados no país, conforme o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, 70% foram registrados em Pernambuco, estado mais afetado pela síndrome.

Dentro do mesmo painel, a pediatra Licia Moreira, explanou sobre o aumento da incidência da sífilis, percebida desde 2015, no Brasil.

- Um dos principais fatores é a falta da vacina de penicilina, principal tratamento da doença. Estamos utilizando outra droga, mas ainda não sabemos a sua real eficácia. Além disso, precisamos desenvolver ações de conscientização cultural para a prevenção e promover uma melhoria na qualidade do pré-natal, onde conseguimos tratar 95% das gestantes - explica Licia, destacando os problemas neurológicos que a Sífilis pode gerar nas crianças.

 

    Nicholas Embleton SBP 23 Congresso Brasileiro de Perinatologia SPRS

1) Parto humanizado também foi abordado durante palestras
2) Infecções congênitas na naonatologia foi uma dos primeiros eventos de quinta
3) Nicholas Embleton, um dos palestrantes internacionais convidados

 

O parto humanizado também foi tema de um dos painéis realizados durante o dia. Defensora do nascimento hospitalar, assistido por profissionais e por oferecer condições de assistência ao bebê, Rejane Cavalcanti, falou sobre a visão da pediatria a respeito do tema.

- A assistência à gestante e ao bebê estava se tornando mecanizada e é hora de pararmos e pensarmos que o suporte tecnológico deve entrar apenas para dar respaldo para o processo. O profissional da saúde precisa ser "re-treinado" com este outro olhar, para saber acompanhar o momento do nascimento. Este resultado pode ser alcançado com uma boa ambientação, respeito à privacidade e pudor da mulher, aproximação do pai e evitar a ruptura do bebê com a família - explica Rejane.

Na quinta-feira também foram realizados simpósios satélites e pôsteres comentados. Ao final do dia, ocorreu a reunião do Clube do Pulmão Neonatal "Dra. Cleide Suguihara", que a cada edição presta uma homenagem a um pesquisador com histórico acadêmico ligado à área de pneumologia neonatal. Neste ano, o professor, doutor, médico e pesquisador do Hospital for Sick Children, cientista sênior e professor de Fisiologia Experimental da Universidade de Toronto, no Canadá, Jaques Belik, foi o agraciado. No mesmo dia, o professor ministrou uma conferência sobre estresse oxidativo dentro da programação do Congresso.
 

Manual apresenta cuidados com prematuros

Escrito a dez mãos pelas doutoras Gislayne Castro e Souza de Neto, Ligia Maria Rugolo, Lilian Sadeck, Rita de Cássia Silveira e Rosângela Garbers, o "Nascer prematuro - manual de orientação aos pais, familiares e cuidadores de prematuros na alta hospitalar" foi idealizado há quatro anos por Gislayne e lançado no primeiro dia do Congresso.

- O objetivo foi reunir colegas neonatologistas que tivessem experiências semelhantes com recém-nascidos prematuros para elaborar um material para os pais, visto que a SBP já possui um manual semelhante voltado aos neonatologistas - explica Gislayne.

O manual, de acordo com Lilian, reúne as principais dúvidas já vivenciadas pelas profissionais no atendimento à família de prematuros, como a previsão de alta, cuidados em casa e as repercussões dos problemas que a criança apresentou durante a internação, como problemas pulmonares, cardíacos e alimentação. Outro diferencial do livro é trazer depoimentos de mães, apresentando suas dúvidas e problemas, aproximando ainda mais da realidade das famílias.

Nascer prematuro - manual de orientação aos pais, familiares e cuidadores de prematuros na alta hospitalar SBP  Rita de Cassia Silveira SPRS   Nascer prematuro - manual de orientação aos pais, familiares e cuidadores de prematuros na alta hospitalar SBP  Rita de Cassia Silveira SPRS
Autoras do manual: Gislayne Castro e Souza de Nieto, Lilian Sadeck, Ligia Maria Rugolo, Rita de Cássia Silveira e Rosângela Garbers   Lançamento do manual para pais sobre cuidados com prematuros

 

Responsável pela coordenação do manual voltado aos profissionais, Rita destaca a importância do cuidado familiar no estabelecimento do prematuro.

- Tivemos como objetivo oferecer uma orientação adicional ao que eles recebem nas UTIs Neonatais. Acreditamos que o cuidado do prematuro é uma extensão do atendimento perinatal e de nada adianta investir em equipamentos se não olharmos para as famílias e o cuidado individualizado para estimular o desenvolvimento do bebê - comenta Rita.

A distribuição do manual será gratuita de acordo com as autoras. Cerca de 7 mil volumes devem ser impressos e repassados aos consultórios pediátricos, além de disponibilizar o material no site da SBP.
 

Gravidez Zero Álcool

Dentro da programação do Congresso, ocorreu o lançamento da campanha "Gravidez Zero Álcool". A coordenadora de Campanhas da SBP, Conceição Segre, explica que o objetivo da entidade é realizar um levantamento a nível nacional sobre o tema.

Gravidez Zero Álcool SBP SPRS 23° Congresso Brasileiro de Perinatologia   SBP SPRS 23° Congresso Brasileiro de Perinatologia
Lançamento da campanha "Gravidez Zero Álcool"   Congresso conta com cerca de 2,3 mil pessoas inscritas

 

- Ainda não temos dados sobre o assunto no Brasil, apenas pesquisas pontuais, como a que foi realizada na Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha, em São Paulo. Cerca de 30% das gestantes ingerem álcool em algum momento da gravidez e 20% delas, até o final. Nesta pesquisa realizada com quase duas mil mães foi possível encontrar a síndrome fetal completa - conta Conceição.

Entre as consequências da ingestão de álcool durante a gravidez, está também a microcefalia, conforme aponta a coordenadora.
 

Congresso segue até sábado

Considerado o maior Congresso de Perinatologia já realizado pela SBP no Brasil, o evento segue até sábado (17/09), com palestras, conferências, colóquios e sessões de temas livres. O objetivo do evento é atualizar os neonatologistas, pediatras e demais profissionais da saúde para promover um atendimento qualificado aos recém-nascidos a termo (que concluíram o tempo de gestação) e prematuros.

 

Redação e fotos: Francine Malessa
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br