Notícias
"Não seja um porre": campanha quer conscientizar adolescentes sobre o uso de bebidas alcoólicas


Preocupada com o aumento do consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes, a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) lançou, na terça-feira (20/12), a campanha "Não seja um porre". A iniciativa foi apresentada durante entrevista coletiva na sede da agência Paim Comunicação, responsável pelo desenvolvimento dos materiais de divulgação.

A preocupação da entidade vem acompanhada pelos dados revelados pela Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada em 2015. O documento aponta que Rio Grande do Sul e Porto Alegre lideram, entre os estados e capitais do Brasil, o ranking de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, 68% e 74,9% respectivamente, que declararam já ter experimentado a bebida etílica.

- Temos um compromisso com o desenvolvimento saudável de nossas crianças e adolescentes. Como pediatras cabe a nós alertarmos os familiares e, também, conscientizarmos os próprios jovens sobre os riscos e consequências do consumo excessivo de bebidas alcoólicas - destaca a presidente da SPRS, Cristina Targa.

Campanha prevenção consumo excessivo de álcool entre adolescentes SPRS

 

Idealizadora da campanha, a pediatra Denise Leite Chaves explica que a sugestão foi feita em uma reunião de planejamento da SPRS, após a repercussão nas redes sociais de uma médica sobre o grande volume de atendimento a adolescentes devido ao uso abusivo da bebida durante um festival no início de 2016.

- O relato daquela profissional viralizou nas redes, destacando a grande quantidade de jovens que haviam ingerido álcool durante a festa. Então, a ideia foi nos organizarmos para o verão, já pensando nas festas comuns desta época - explica Denise.

Ao longo de 2016, a pediatra participou do Fórum Permanente de Prevenção à Venda e ao Consumo de Bebidas Alcoólicas por Crianças e Adolescentes, no Ministério Público do Estado, coordenado pela promotora de justiça Maria Regina Fay de Azambuja. O grupo concentra suas ações em escolas privadas e públicas de Porto Alegre e está em expansão para o interior. De acordo com Denise, o órgão, junto com as demais instituições que formam o Fórum, são apoiadores da iniciativa.

A médica destaca, ainda, que a campanha também será direcionada aos pediatras para que eles saibam como lidar com o tema nos seus consultórios, alertando tanto os pais e quanto crianças e adolescentes.

Campanha prevenção consumo excessivo de álcool entre adolescentes SPRS Campanha prevenção consumo excessivo de álcool entre adolescentes SPRS Campanha prevenção consumo excessivo de álcool entre adolescentes SPRS
  Clique nos cartazes para ampliar  

 

Assista ao vídeo da campanha:
 
Não Seja um Porre Campanha SPRS 2017

 

 

Não é sermão careta

O grande desafio da campanha é estabelecer contato com os adolescentes de uma forma que chame a sua atenção e destaque a importância de evitar o uso de bebidas alcoólicas. Desta maneira, a SPRS, junto com a Paim Comunicação, desenvolveu uma linguagem diferenciada para abranger o seu público. As ações da campanha preveem cartazes com imagens que representam os malefícios que a bebida causa; outdoors e painéis eletrônicos; um filme para a web; conteúdo digital; e inserções em veículos de comunicação impressos e emissoras de rádio.

 

Ficha técnica de produção da campanha:

Agência: Paim Comunicação
Diretor de Criação: Rodrigo Pinto
Gerente de Criação: Márcio Blank
Head of Art: Diego Torgo
Diretor de Arte: Gustavo Cavalheiro
Redator: Márcio Blank, Ignácio Navarrete
RTVC: Ana Paula Luce
Mídia: Jamine Fagundes
Gerente Adm. Financeiro: Delma Genro
Produção Gráfica: Daniela Pertille
Ilustrador: Marcelo Dalbosco
Produtora de vídeo: Clava
Produtora de Áudio: Croácia

Leia mais >  Campanha durante o Planeta Atlântida alerta adolescentes sobre o uso excessivo de bebida alcoólica

 

Redação: Francine Malessa
PlayPress Assessoria Imprensa

Fotos: Marcos S. Matte

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br