Notícias
Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual lança campanha preventiva contra situações de abuso infantil no período do Carnaval


Tendo em vista a proximidade das festividades carnavalescas, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes/RS intensifica o alerta e a sensibilização à sociedade gaúcha para a proteção de crianças e adolescentes, especialmente em relação a situações de abuso e exploração sexual.

Divulgamos a seguir mensagem do Comitê no lançamento da Campanha “POR UM CARNAVAL SEM VIOLÊNCIA SEXUAL”.
 

A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma das formas mais perversas de violação aos direitos humanos. Com a aproximação do Carnaval e mais precisamente, no período carnavalesco, há uma grande possibilidade de aumentar os riscos de crianças e adolescentes serem expostos a situações de abuso e exploração sexual, dada a maior movimentação festiva nessa época. Assim, é absolutamente necessário alertar a população sobre a importância de denunciar os casos de violação de direitos de meninas e meninos. E, por isso, o Comitê empenha maiores esforços para sensibilizar, comprometer e alertar todos e todas a exercerem suas obrigações como responsáveis, protegendo crianças e adolescentes contra a violência de uma forma geral e a sexual, de forma específica.

A norma basilar reguladora da proteção da população infanto-juvenil no país está expressa no artigo 227 da Constituição Federal, de 1988, que estipula: é dever de todos assegurar os direitos da criança e do adolescente.

A campanha atende a estes princípios constitucionais e da lei federal 8069/90 – ECA, que afirmam ser dever da família, da comunidade, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, entre outras coisas, o direito à dignidade, colocando-os a salvo de toda forma de exploração, violência e crueldade.

Portanto, o Comitê conclama você a se engajar na Campanha “POR UM CARNAVAL SEM VIOLÊNCIA SEXUAL”. Assim, mantenha-se atento e vigilante informando aos órgãos de proteção e defesa, sempre que perceber situações que se caracterizem como abusivas e violadoras de direitos.

Se você tiver suspeita ou conhecimento de que alguma criança ou adolescente está sofrendo violência, deve informar a um dos órgãos abaixo:

• Conselho Tutelar da sua cidade
• Delegacias Especializadas em crimes cometidos contra crianças e adolescentes ou qualquer Delegacia de Polícia de sua cidade
• Disque Denúncia Nacional – 100
• Em caso de emergência – 190

PARTICIPE!  DENUNCIE!  PROTEJA!

POR UM CARNAVAL SEM VIOLÊNCIA SEXUAL Sociedade de Pediatria do RS Carnaval 2017


Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br