Notícias
Romper o ciclo da obesidade infantil é o primeiro passo para prevenir doenças renais na vida adulta


A relação da obesidade infantil com futuras doenças renais foi o tema central de palestras realizadas para médicos, enfermeiros e público em geral. A atividade foi promovida no Anfiteatro Hugo Gerdau, no Hospital Santa Casa, em Porto Alegre (RS) e faz parte das ações que marcam o Dia Mundial do Rim, nesta quinta-feira (09/03).
Palestra Dia Mundial do Rim 2017 HCSA SPRS

- A principal consequência da obesidade é a Hipertensão. O obeso não come mais sal apenas na quantidade específica de um alimento. Como ele ingere uma quantidade acima do considerado necessário essas medidas de sal acabam sendo elevadas. Isso acaba o levando a ter hipertensão - afirmou a médica nefrologista pediátrica e sócia da SPRS, Clotilde Garcia.

O 2º Vice-Presidente da SPRS e médico gastroenterologista pediátrico, Matias Epifanio, trouxe dados alarmantes sobre o cenário atual de obesidade infantil, na qual uma em cada três crianças no Brasil, pode ser considerada obesa.

- A responsabilidade de aceitar ou não um doce, por exemplo, não é da criança. São os pais que devem ser os agentes dessa mudança - alertou.

A iniciativa do Dia Mundial do Rim tem o apoio da Sociedade de Pediatria do RS, Via Vida, Sociedade Gaúcha de Nefrologia, Cremers, Sociedade Brasileira de Nefrologia, Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). A realização é do Hospital da Criança Santo Antônio e Hospital Santa Casa.

Para o próximo domingo (12/03), está programada uma blitz no Parque da Redenção, com atividades para crianças e adultos. No local serão repassadas orientações de saúde, a partir das 10h, com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças renais infantil e adulta.
 

Dicas para conservar a saúde renal

- Manter uma alimentação balanceada
- Beber água
- Controlar o peso e a pressão arterial
- Praticar atividades físicas regularmente
- Não tomar medicamentos sem orientação
 
 

Redação e Fotos: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br