Notícias
Ação de conscientização contra a parasitose atrai mais de 500 pessoas em Porto Alegre


Um problema que provoca atrasos no crescimento e no desenvolvimento das crianças, mas que poderia ser evitado com a simples ação de lavar as mãos e os alimentos adequadamente. Assim são as parasitoses, que são transmitidas, na grande maioria dos casos, devido aos processos precários de higiene. Pensando em alertar a população sobre os principais cuidados que podem afastar a parasitose, a Federação Brasileira de Gastroenterologia, em parceria com a empresa Farmoquímica, promove a campanha nacional "Brasil Sem Parasitose". A ação de conscientização esteve em Porto Alegre (RS) entre os dias 18 e 20 de abril.

Brasil Sem Parasitose Porto Alegre SPRS

Um caminhão, equipado com consultório, pias e uma cozinha, foi estacionado na Avenida Borges de Medeiros, n° 2035, nos dias da campanha e recebeu aproximadamente 500 pessoas. A Sociedade de Pediatria do RS apoiou o evento e a presidente da entidade, Cristina Targa Ferreira, que é gastroenterologista pediatra, também esteve no caminhão para conversar com pais e crianças que passaram no local.

- É uma campanha muito importante. A Organização Mundial da Saúde já emitiu um alerta de que mais de 50% das crianças brasileiras têm ou terão problemas com parasitoses. É um problema de saúde pública que precisamos lidar. Aqui, ensinamos as pessoas como lavar as mãos, como lavar e guardar alimentos e também sobre sintomas e principais problemas causados por parasitoses. É importante ressaltar que, nas crianças, o problema é ainda maior, pois interfere no crescimento e no desenvolvimento dos pequenos - relata Cristina Targa Ferreira.

Brasil Sem Parasitose Porto Alegre SPRS

A campanha "Brasil Sem Parasitose" iniciou a ação de conscientização pela região Sudeste do Brasil, no estado de São Paulo, e ainda vai percorrer dez destinos nos próximos meses.

- É o segundo ano que realizamos esta ação de conscientização. No caminhão, as pessoas passam por um médico, para conversa e explicação sobre as parasitoses. O que percebemos é que muitos nem sabem que isso existe, possuem sintomas de problemas causados por parasitoses e não imaginam, acreditando ser algo no estômago ou até alguma intolerância. A atividade é um ponto de partida para que haja maior procura em médicos sobre esse assunto e que exista maior controle e cuidado dentro de casa, com a lavagem das mãos e dos alimentos, por exemplo - destaca a assessora da campanha nacional, Sílvia Morelo.

 Brasil Sem Parasitose Porto Alegre SPRS

Os principais sintomas das doenças causadas por parasitoses gastrointestinais são: dores abdominais, diarreia, gases, falta de apetite, perda de peso, náuseas e vômitos, tosse, febre, falta de ar, anemia, coceira no ânus e vontade de comer coisas diferentes, como terra, areia e tijolo. Outras informações da campanha podem ser obtidas no site www.brasilsemparasitose.com.br.

 

Prevenção

Saneamento Básico:
- Tratamento e fornecimento de água potável
- Eliminação dos focos de contaminação (lixo e esgoto a céu aberto)
- Coleta de lixo
- Implantação de sistemas de tratamento de esgoto
- Educação da população sobre a prevenção

Higiene Pessoal:
- Lavar bem as mãos, com água e sabão, antes das refeições e após usar o banheiro
- Manter as unhas aparadas, evitando colocar a mão na boca
- Tomar banho diariamente
- Lavar bem as roupas íntimas e de cama, se possível com água fervida
- Andar sempre calçado, principalmente nas áreas onde não há esgoto encanado.
- Evitae brejos e água parada

Higiene Doméstica:
- Manter a casa e o terreno em volta sempre limpos, evitando a presença de moscas e outros insetos
- Manter os cestos de lixo e a caixa d’água sempre bem fechados
- Não deixar as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída
- Evitar animais dentro de casa. Quando tiver, cuidar da higiene deles, dos locais onde costumam ficar e não esquecer de levá-los periodicamente ao veterinário

 

Redação: Mariana da Rosa
Fotos: Francine Malessa
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br