Notícias
Pediatras debatem em evento na capital gaúcha diagnóstico e manejo de principais doenças


A programação faz parte do X Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria que acontece de quinta-feira (25/05) até sábado (27/05) no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre (RS). Mais de mil médicos são aguardados durante os três dias do evento promovido pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS). Um dos destaques desta quarta-feira (24/05) foi na área de foniatria e neurociência, com uma sessão coordenada pela médica Berenice Dias Ramos. Um dos tópicos apresentou os estágios de evolução da linguagem do bebê.

- A base desse processo são os estímulos, mas não podemos desconsiderar eventuais problemas neurológicos, psiquiátricos ou síndromes. Recomendamos iniciar o tratamento imediatamente nos casos de atraso na linguagem, antes mesmo de se obter um diagnóstico final. Isso vai ajudar na evolução do tratamento - afirmou a médica Juliana Souza.

X Congresso Gaúcho de Pediatria 2017 SPRS Curso Pré-Congresso

A programação teve, também, o debate de temas como teste da orelinha, otite, desatenção e hiperatividade, uso de tecnologias, importância da leitura, música e bilinguismo, entre outros.

No turno da tarde foi promovido o curso Suporte Básico de Vida em Pediatria, com a coordenação de Helena Müller e apresentação das Ligas Acadêmicas de Pediatria.

Em cirurgia pediátrica e nefrologia, os temas foram relacionados a problemas recorrentes nos consultórios, manejo e casos de infecção urinária, hidronefrose neonatal, litíase urinária, enurese e refluxo vesicoureteral. Na parte de neonatologia, os especialistas debateram os cuidados com o recém-nascido prematuro tardio, triagem neonatal e o recém-nascido egresso da UTI Neonatal.

Um dos diferenciais do trabalho é o debate com profissionais de diversas áreas. Na otorrinolaringologia, houve a discussão de casos de doenças bastante comuns nos consultórios e emergências como otite, rinites, rinossinusites, entre outras. A interpretação de hemogramas foi, ainda, destaque.

X Congresso Gaúcho de Pediatria 2017 SPRS Curso Pré-Congresso

A programação do Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria inicia às 8h30min desta quinta-feira (25/05) com o tema triagem neonatal. A programação no turno da manhã traz o debate de aspectos históricos dos cuidados infantis, o papel do pediatra na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e Imunizações. A sessão de abertura ocorre às 13h30min. Durante a tarde os temas são relacionados a pediatria ambulatorial, manejo da amigdalite e um painel sobre o uso de álcool pelos jovens. No final da tarde, acontece o debate da regionalização dos partos pela Secretaria Estadual da Saúde, com a presença do secretário João Gabbardo dos Reis.

Redação e fotos: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br