Notícias
Regionalização dos partos é defendida como medida eficaz para reduzir óbitos de recém-nascidos


A busca de uma solução para o problema da falta de estrutura em cidades de pequeno porte, que não possuem condições adequadas para a realização de partos foi tema de uma palestra especial realizada no encerramento do encontro que reúne mais de mil médicos pediatras. O secretário da Saúde do RS, João Gabbardo dos Reis, destacou dados de todos os nascidos no estado, verificando os partos por tipo de unidade. Ele esteve presente na abertura do X Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, que ocorre até sábado (27/05) na PUCRS, em Porto Alegre, RS.

- Nos hospitais que fazem mais de mil partos por ano, temos cerca de seis mortes de recém-nascidos. No entanto, quando pegamos essas ocorrências de mortes em hospitais de pequenos portes, a taxa de mortalidade é de 60 para cada mil partos, ou seja, dez vezes maior - explicou.

Um dos graves problemas enfrentados nessas cidades de menor infraestrutura é a ausência de médicos obstetras e pediatras plantonistas. Em algumas localidades não há sequer estrutura de Unidade de Tratamento Intensiva neonatal.

- Quando permitimos que uma criança nasça em um hospital de pequeno porte, submetemos essa criança ao risco muito maior de ir a óbito. Nenhum de nós defende que isso ocorra, mesmo com a residência forte que temos aqui no estado. Não podemos aceitar que um parto seja realizado sem os profissionais, como pediatra, um obstetra e um anestesista na sala - destacou.

Eleonora Walcher e João Gabbardo SPRS

De acordo com estatísticas da Secretaria Estadual da Saúde, anualmente, são realizados 140 mil partos no Rio Grande do Sul. Desses, 7.873 ocorrem em hospitais de pequeno porte, 60% deles realizados por convênio. A partir da regionalização, cem municípios do RS deixarão de fazer partos. Neles, foram registrados 6.808 nascimentos em 2016, com 122 óbitos.

A palestra foi mediada pela coordenadora de Seção de Saúde da Criança e do Adolescente da Seecretaria de Saúde do RS, Eleonora Gehlen Walcher. O evento é realizado pela Sociedade de Pediatria do RS.

Redação: Mariana da Rosa e Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Fotos: Marcos S. Matte
 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br