Notícias
Médicos debatem cuidados que vão da infância à juventude em encontro na capital gaúcha


Trabalhar com a saúde das crianças é pensar no futuro do país. Enquanto a sociedade está cada dia mais atarefada e apressada, os pequenos precisam crescer e se desenvolver no seu ritmo. Por isso, é necessário que os profissionais da saúde e pediatras estejam sempre atualizados sobre problemas clínicos e sociais que acometem a população. Com esse propósito, teve início nesta quinta-feira (25/05) o X Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria. As atividades ocorrem no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, RS. Na abertura oficial do evento, a presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Cristina Targa Ferreira, reforçou a necessidade de capacitação constante para melhor cuidar dos pacientes.

- Cuidamos para termos um futuro melhor através dos nossos pequenos pacientes e buscando a valorização do pediatra. Com este pensamento, nos tornamos a qurta maior entidade de pediatria do país - relatou.

X Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria SPRS

A necessidade de ter empatia e entender o paciente foi destacada pela presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Luciana Rodrigues Silva.

- A medida em que o tempo passa e amadurecemos, vamos verificando que, quando o conhecimento se amplia, as dúvidas também se multiplicam. Precisamos de eventos como este para uma atualização dos nossos médicos - salientou.

O presidente do X Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, infectologista associado da SPRS, Juarez Cunha, destacou a maior interatividade com o público trazida nessa edição.

Na solenidade, ainda estiveram presentes o secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, João Gabbardo dos Reis; o secretário adjunto de Saúde de Porto Alegre, Pablo de Lannoy Sturmer; o presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul, Alfredo Floro Cantalice Neto; o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, Paulo de Argollo Mendes; o 2° vice-presidente da SBP, Edson Liberal; o presidente da Comissão Científica no Congresso, Sérgio Luís Amantéa; representante do CREMERS, Ércio Amaro de Oliveira Filho; representante da diretoria da SBP no RS, Paulo Nader; e representante do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre, Ilson Enk.

X Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria SPRS

O médico otorrinopediatra dos Estados Unidos, editor da maior revista nortemericana da área, Richard M. Rosenfeld, falou sobre duas doenças altamente prevalentes na infância e que preocupam os pais: amigdalite e otite, ressaltando a importância de sempre usar a medicina baseada em evidências.

- O debate do uso excessivo de antibióticos é importante tanto para otite média aguda como para amigdalite. Há muitos casos em que as bactérias não estão causando infecção e provavelmente 60% a 70% dos casos de otite médio aguda dispensariam o uso. A opção seria utilizar analgésicos enquanto a infecção é resolvida espontaneamente - afirmou.

X Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria SPRS

A primeira apresentação do dia debateu triagem neonatal. A médica Carolina F. Moura de Souza chamou a atenção para os avanços decorrentes de novas tecnologias de diagnóstico, enquanto Paulo de Jesus Hartmann Nader falou sobre testes do olhinho, orelhinha e coraçãozinho. A palestrante Leonor Carolina Baptista Schwartsmann exibiu a evolução dos cuidados infantis em Porto Alegre, trazendo um dado curioso sobre a influência da colonização italiana no Rio Grande do Sul, já que em suas origens o estado chegou a ter 10% dos médicos dessa nacionalidade. O talk show de prevenção das doenças crônicas não transmissíveis discutiu o papel do pediatra na orientação aos pais sobre a alimentação adequada e o incentivo a uma vida ativa por parte das crianças. O painel de imunizações contou com a discussão de calendários vacinais e diferenças entre as vacinas.

X Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria SPRS  

Álcool e Adolescência

O uso indiscriminado de bebidas alcoólicas por jovens preocupa pais e médicos em todo país. Com o objetivo de explicar aos pediatras a importância de debater o assunto com as famílias dos jovens, a SPRS promoveu o painel "Álcool e adolescência". A Procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Maria Regina Fay de Azambuja, destacou que o número de jovens embriagados diminuiu nas festas de formaturas em 2016, comparando com os cinco anos anteriores.

- Por isso essa campanha da SPRS, "Não seja um porre", é tão importante, pois percebemos, no nosso trabalho, que os pais e os próprios jovens não têm conhecimento do prejuízo do álcool na vida deles - afirmou.

O alcoolismo também é uma preocupação de médicos psiquiatras, como é o caso do palestrante Thiago Pianca, que lembrou que estudos comprovam que quem se torna dependente do álcool é quem começou a consumir na adolescência ou antes dela.

Durante as palestras, ocorreram ações de conscientização com os pediatras presentes. Uma série de mensagens foram enviadas aos celulares dos presentes, fingindo ser alguém alcoolizado e pedindo ajuda. Depois, um ator fez uma performática se passando por um jovem alcoolizado tentando formular uma pergunta aos palestrantes.

X Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria SPRS

O vídeo da campanha "Não seja um porre" pode ser conferido no link https://www.facebook.com/pediatriars/videos/1258233734236728/.

 

Congresso vai até sábado na PUCRS

Na sexta-feira (26/05), segundo dia do evento, ocorre a palestra de outro convidado internacional, o norte-americano Jose E. Irazuzta. Também estarão em pauta infectologia, pneumonia e bronquiolite. Na parte comportamental, o destaque é o painel "Abuso sexual". A programação conta ainda com debates sobre abdômen agudo, diabetes e privações afetivas na infância e suas repercussões. Outras informações podem ser obtidas no site www.gauchodepediatria.com.br.

Redação: Mariana da Rosa e Marcelo Matusiak
Fotos: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br