Notícias
Temas atuais da medicina são destaque em congresso que reuniu mais de mil pediatras em Porto Alegre


Com a abordagem passando por temais atuais presentes em consultórios médicos até a discussão de casos raros e específicos, o X Congresso Gaúcho de Pediatria reuniu profissionais que são referência na especialidade no Brasil e no mundo. A grade contou com uma programação variada ao longo de três dias trazendo temas recorrentes em diversas especialidades como neonatologia, imunizações, ambulatorial, comportamento, psiquiatria, nutrologia, hematologia, oncologia, infectologia, gastrologia, dermatologia e saúde bucal, entre outros.

- Superamos o número de participantes registrado em todos os últimos anos. Foi um sucesso não só do ponto de vista científico, mas de confraternização. Contamos com a presença e participação de pediatras de todas regiões do estado e de várias partes do país - afirmou a presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Cristina Targa Ferreira.

José Irazuzta, Marise Helena Tofoli, Renato Santos Coelho, Victor Mardini

A primeira aula do sábado (27/05) foi dedicada ao manejo da Asma Aguda, com apresentação do convidado internacional José E. Irazuzta, dos Estados Unidos. Em seguida, o painel de gastropediatria trouxe o debate da doença do refluxo gastroesofágico e alergias alimentares. O tema do talk show foi infecção urinária. Um dos destaques do dia foi o painel do Transtorno da Identidade de Gênero, no qual médicos puderam se atualizar e debater o tema tão recorrente nos tempos atuais em clínicas e consultórios.

- O mais importante para o pediatra é estar atento a esse tipo de situação tentando dar um espaço na consulta para perguntar como vai o desenvolvimento da criança, que tipo de brincadeiras ela faz, se prefere brincar com meninos ou meninas. A partir disso, se faz uma avalição se há alguma incongruência com o gênero de nascimento para que possa ser dada uma orientação aos pais - afirmou o médico psiquiatra e pediatra, Victor Mardini.

SPRS X Congresso Gaúcho de Pediatria

Outro tema trazido foi a saúde bucal na infância. O encerramento deu-se com aula sobre queixas frequentes no consultório, como dermatite atópica, abordada pela dermatologista e secretária geral da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS, Ana Paula Manzoni, e a dor do crescimento, com participação da médica Iloite Maria Scheibel.

A XI edição do Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria já tem data confirmada. O evento ocorre entre os dias 16 a 19 de maio de 2018, no Centro de Eventos da PUCRS. O pediatra Sérgio Luis Amantéa será o presidente do encontro no ano que vem.

X Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria SPRS



Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Fotos: Marcos S. Matte e Torch Cobertura Fotográfica

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br