Notícias
Cerca de 40% das crianças gaúchas tem anemia nos primeiros anos de vida


A falta de uma rotina de alimentação equilibrada faz com que 40% das crianças gaúchas apresentem quadro de anemia nos primeiros anos de vida, de acordo com a médica associada da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Liane Esteves Daudt. O assunto é considerado como um problema de saúde pública.

- Para resolver o problema, é preciso pensar nas condições de desenvolvimento das pessoas. A alimentação industrializada é um grande vilão, juntamente com as restrições alimentares - relata Liane Esteves Daudt.

A doença pode ser silenciosa. Então, é importante um cuidado na prevenção.

- Os principais sintomas que as crianças apresentam é a palidez. Depois, muda o perfil de alimentação. Algumas crianças, em alguns casos, podem apresentar impulso por comer terra e pedra, por exemplo. Porém, é bom lembrar que é uma doença que pode ser silenciosa, mas muito perigosa, pois altera a capacidade cognitiva das pessoas - explica.

Para evitar a anemia, é preciso caprichar nos cuidados com a alimentação, com uma comida equilibrada e que contenha carne. Outro conselho da pediatra é o aleitamento materno, que ajuda a prevenir esta doença. As mães podem pedir reforço de sulfato ferroso nos primeiros anos de vida do bebê e para a mãe durante a amamentação.


Redação: Mariana da Rosa
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br