Notícias
Cinco novos casos de sarampo são confirmados em Porto Alegre


Em novo alerta divulgado ontem (13/06), a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre divulgou a confirmação de mais 5 casos de sarampo na cidade. O caso índice tem história de viagem a Manaus.

Outros dois casos suspeitos seguem em investigação, um em Vacaria e outro em Porto Alegre, ambos relacionados com os 5 casos confirmados da capital.

Na Europa se mantém a ocorrência de surtos de sarampo desde 2016, como também nas Américas. No Brasil, já foram confirmados 293 casos, em Roraima (172, 2 óbitos), Amazonas (115) e no Rio Grande do Sul (6).

A Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis salienta que frente a esta situação é imprescindível detectar e notificar rapidamente qualquer caso suspeito de sarampo, o que possibilitará a tomada de medidas de controle de forma imediata, interrompendo a cadeia de transmissão. Por isso, solicita que todos os profissionais de saúde, na assistência de um caso que preencha os critérios de suspeição, notifiquem imediatamente (no momento do atendimento do paciente), via telefone, à Equipe de Vigilância em Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde, pelos telefones 3289.2471 ou 3289.2472 (no horário comercial) ou pelo telefone de plantão (de conhecimento dos serviços de saúde, à noite, finais de semana e feriados) para imediata definição da coleta de espécimes clínicos (sangue e swab naso/orofaríngeo) para diagnóstico laboratorial, que serão encaminhados através da vigilância.

CASO SUSPEITO DE SARAMPO: todo indivíduo que, independente da idade e situação vacinal, apresentar febre e exantema maculopapular, acompanhados de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite.

A Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde salienta ainda a importância de que no processo de investigação se identifique história de viagem ou contato. O paciente com suspeita de sarampo de nível ambulatorial deve ser orientado a manter isolamento respiratório domiciliar e, no serviço de saúde, o isolamento deve ser instalado desde o momento da triagem.

A Sociedade de Pediatria do RS ressalta aos associados a importância da revisão da vacinação de seus pacientes, para garantia de proteção neste momento de circulação do vírus em nosso meio.

Para ler o Novo Alerta de Sarampo da CGVS/SMS/PMPA, clique aqui.

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br