Notícias
AIDS na infância: SMS recomenda testagem rápida para o HIV durante o aleitamento materno


O primeiro caso de AIDS identificado no Brasil foi em 1982, as taxas de infecção subiram exponencialmente ao longo da década de 1980 e após sofreram pequenas contrações. Ainda assim, a transmissão do HIV nos dias atuais é um problema de saúde pública. O Brasil é frequentemente citado como um modelo para outros países em desenvolvimento que enfrentam a epidemia da transmissão pelo HIV, incluindo a política nacional que compreende o fornecimento universal de medicamentos antirretrovirais (ARVs), políticas sociais para grupos de risco e a colaboração com organizações não-governamentais.

Apesar disso, o número absoluto de novos casos de transmissão do HIV no Brasil vem aumentando nos últimos anos, em tendência contrária ao que se registra na média mundial. Nesse contexto, Porto Alegre é a capital com maior taxa de detecção do vírus HIV na população em geral, nas gestantes e em menores de 5 anos do país. E desde 2017 uma forma de transmissão em particular vem chamando a atenção: 1 novo caso ao ano de contaminação de crianças por mães que estão amamentando e que possuíam triagens negativas (por sorologias ou testes-rápidos) no pré-natal e no momento do parto.

Atentos a essa problemática, a Secretária Municipal de Saúde de Porto Alegre divulgou Nota Técnica sobre Testagem Rápida no Aleitamento Materno. Dentre as medidas sugeridas, destacam-se: a testagem rápida para o HIV, para todas as lactantes durante o período da lactação, a cada 6 meses (sendo que a primeira testagem deve ocorrer no primeiro mês após o parto), testar todas as parcerias sexuais da lactante, recomendar o uso de preservativo nas relações sexuais para todas lactantes, e contraindicar o aleitamento em casos de mães HIV positivo (inclusive aleitamento misto). O documento, ainda, esclarece e aponta todos os passos que o pediatra deve seguir para preservar a saúde da criança em caso de diagnóstico de HIV na mulher enquanto ela esteja amamentando. Leitura fundamental para todos os colegas quer atuem em rede pública ou em rede privada!

 

Colaboração:
Prof. Dr. Leandro Meirelles Nunes
Atenção Primária em Pediatria e Neonatologia
Departamento de Pediatria, Faculdade de Medicina, UFRGS



Leia na íntegra a “Nota Técnica sobre Testagem Rápida no Aleitamento Materno” da SMS/PMPA clicando aqui.
 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br