Notícias
Saúde mental e o luto por suicídio: subsídios e orientações para professores


Dois documentos atualizados sobre Saúde mental e Suicídio estão disponíveis para orientação de professores e comunidade escolar do estado.

O primeiro deles, intitulado “Saúde Mental na Escola – Material Psicoeducativo para Professores” traz diretrizes para os docentes identificarem diferentes situações relacionadas à saúde mental na infância e na adolescência no cotidiano escolar.

A definição de saúde mental, problemas comuns na escola, como medos, timidez, hiperatividade, isolamento social, bullying, cyberbullying, além de maus-tratos domésticos e problemas com a autoimagem e comportamento alimentar são alguns dos temas abordados.

Impacto do suicídio

O segundo documento trata também de um tema muito atual: “Lidando com o luto por suicídio – Guia breve adaptado para posvenção em escolas”. O termo posvenção refere-se ao apoio e assistência prestados a pessoas afetadas por um suicídio. Tal intervenção fortalece a prevenção e desestigmatização desse tipo de morte, e prepara ações voltadas ao manejo de suas consequências.

As informações deste material são baseadas em guias publicados pela Fundação Americana de Prevenção ao Suicídio e pelo Centro de Recursos para Prevenção ao Suicídio (American Foundation for Suicide Prevention & Suicide Prevention Resource Center, 2018).

Os dois documentos tiveram coordenação da Seção de Afetos Negativos e Processos Sociais (SANPS - UFRGS), e contaram com apoio das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação de Porto Alegre, da Secretaria Estadual de Saúde do RS, do Instituto Nacional de Desenvolvimento para a Infância e Adolescência, e também do Ministério Público Estadual do RS.

 

Acesse os documentos nos links abaixo:

Saúde Mental na Escola – Material Psicoeducativo para Professores
Lidando com o luto por suicídio – Guia breve adaptado para pósvenção em escola

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br