Dica do Pediatra

Dica do Pediatria SPRS Volta às aulas: dicas para preparar a família

Com o fim das férias, a rotina volta a tomar conta, ainda mais neste período de retorno às aulas. Por isso, o médico pediatra Marcelo Porto trouxe algumas dicas para preparar a família.


Reorganize o sono

Estabeleça uma rotina de horários, principalmente para as crianças que estudam pela manhã.


Verifique o status vacinal

Manter a carteira de vacinação do seu filho em dia é fundamental, visto que são muitos alunos compartilhando a mesma sala de aula, brincando no mesmo ambiente.


Cuidado com o peso e formato da mochila

Segundo o especialista, a mochila não deve ultrapassar 10% do peso da criança. A escolha ideal são aquelas com rodas ou alças duplas, que fiquem acima da cintura.


Alimentação balanceada

Criatividade é palavra de ordem para montar a alimentação dos pequenos. É importante também manter lanches saudáveis nos períodos entre as refeições.


Observe queixas visuais

Dor de cabeça, ao redor dos olhos ou olhos avermelhados podem ser sintomas de problemas visuais. Ao identificar estes problemas, o pediatra indica a procura de um especialista para que seja realizado o diagnóstico correto.


Fique atento aos sinais de bullying

Hematomas, machucados, medo de ir sair sozinho ou não querer ir à escola podem ser sinais de bullying. É importante que os pais fiquem atentos aos sinais e acompanhe a postura dos filhos.


Estimule a criança e o adolescente no envolvimento com a escola.

Marcelo Porto reforça a importância de estimular as crianças ou adolescentes no envolvimento com a escola. Seja no acompanhamento dos deveres de casa ou na interação com os colegas, é preciso manter os pequenos sempre motivados para o momento escolar!

 

Dr. Marcelo Porto – Médico pediatra membro da Diretoria da Sociedade de Pediatra do Rio Grande do Sul (SPRS)

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br