Dica do Pediatra

Dica do Pediatria SPRS Fotoproteção para crianças e adolescentes

Na Dica do Pediatra desta semana, vamos falar sobre a fotoproteção para crianças e adolescentes. A dermatologista e pediatra especialista pela da SPRS e SBD, Ana Paula Dornelles Manzoni, explica que é necessário escolher o protetor solar de acordo com a idade da criança.

A especialista ressalta que os recém-nascidos não podem usar nenhum tipo protetor solar até os 6 meses de vida, e só devem ser expostos ao sol em situações pontuais, e com a indicação do pediatra. Quanto à preocupação com a vitamina D, nesta faixa etária a criança estará recebendo a dose necessária através do leite materno, ou de complexos vitamínicos prescritos pelo pediatra - afirma Ana Paula.

À medida que as crianças vão crescendo, a pele vai se tornando paulatinamente mais resistente à absorção de determinadas substâncias e a alergias, mas sempre é necessário escolher fotoprotetores específicos para a faixa etária. São recomendados os protetores predominantemente minerais, ou físicos, e que contenham indicações como “pediátrico”, “bebê” ou “kids”.

Já os adolescentes, em virtude dos hormônios, tendem a ter uma pele mais oleosa. Neste caso, a sugestão é escolher protetores que sejam livres de óleos ou em gel, dando um toque mais seco à pele. Nesta fase, a preocupação com alergias e absorção de substâncias diminui, possibilitando o uso de produtos mais químicos, que tendem a ter uma cosmética mais agradável.

Segundo a médica, deve-se evitar exposição entre 10h e 16h, usar sempre chapéus, óculos de sol, e, de preferência, roupas com proteção UV, para cobrir o máximo possível a pele da criança.

 

Dra. Ana Paula Dornelles Manzoni – Pediatra e Dermatologista especialista pela SPRS e SBD

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br