Notícias
Palivizumabe: aplicação inicia em 16 de março no RS


O Palivizumabe é recomendado para crianças menores de dois anos de idade que apresentem alto risco para desenvolver doença grave do trato respiratório inferior. O medicamento previne as formas graves da doença respiratória causada pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), cuja sazonalidade vai de abril a agosto, com pico em junho e julho. O VSR pode ser responsável por até 75% dos casos de bronquiolite grave.

Os critérios atuais de inclusão para receber o medicamento são: crianças menores de um ano que nasceram prematuras, com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas; crianças menores de dois anos com doença pulmonar crônica em função da prematuridade; crianças menores de dois anos com cardiopatia congênita com repercussão hemodinâmica demonstrada.

- São três grupos específicos que têm indicação para o uso do Palivizumabe - explica a médica pediatra neonatologista da Seção de Saúde da Criança e Adolescente da SES/RS, Celia Boff de Magalhães.

Maiores detalhes sobre critérios de inclusão; solicitações intra-hospitalares e ambulatoriais; documentos necessários; fluxos de distribuição e dispensação; eventos adversos e data de encerramento da aplicação estão detalhadas na Nota Técnica da SES/RS N° 5/2020.

Para acessar a Nota Técnica da SES/RS 5/2020 na íntegra, clique aqui.

 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br