Notícias
Crianças são de baixo risco para coronavírus, mas transmissoras do vírus


Os estudos mostram que as crianças estão mais protegidas contra o coronavírus. No entanto, isso não significa que os cuidados devam ser menores. Pelo contrário. Segundo o médico pediatra e diretor da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Benjamin Roitman, as crianças são de baixo risco para a doença grave, porém, assintomáticas ou oligossintomáticas, são transmissoras do vírus.

“Se a criança adoecer não se deve deixar sob cuidado dos avós, estes, sim, um público de alto risco. Também estamos recomendando que, se possível, evitem a creche ou escolinha neste período. Havendo um quadro leve, evitar levar a criança para emergências ou postos de saúde. Pode-se fazer o tratamento em casa com analgésicos e higiene nasal, mantendo o isolamento, fazendo uso de paracetamol e dipirona, evitando o uso do Ibuprofeno”, explica.

Segundo especialistas, os anti-inflamatórios como o Ibuprofeno aumentam a quantidade de um receptor químico nas células, que facilita a entrada do vírus em nosso organismo. O remédio mais indicado para combater os sintomas da Covid-19 é o paracetamol.

O resultado de pesquisa relacionada à ação do Covid-19 nas crianças foi publicado no The Pediatric Infectious Disease Journal, na última sexta-feira (13/03), e deixa mais evidente o que especialistas do mundo inteiro têm salientado: o coronavírus, em geral, causa menos sintomas e gera menos doenças graves no público infantil. Ainda assim, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou pela primeira vez, nesta segunda-feira (16/03), que já foram registradas mortes de crianças devido ao coronavírus.
 

Recomendações básicas sugeridas na consulta com o pediatra:

  • Não cumprimente dando a mão, beijo ou abraço. Um sorriso e um cumprimento a uma certa distância é suficiente;
     
  • Lave bem as mãos ou use álcool gel 70% frequentemente;
     
  • Cuidados ao espirrar, tossir e usar lenços descartáveis já são largamente divulgados pela mídia;
     
  • Brinquedos não estarão disponíveis na sala de espera neste período;
     
  • Traga o menor número possível de acompanhantes junto com a criança que vem consultar. Não traga os avós, pois eles são os mais vulneráveis ao coronavírus;
     
  • Avise a secretária que é um caso de febre quando marcar a consulta;
     
  • Quadros leves, sem febre ou com febre baixa, podem ser tratados em casa;
     
  • Evite emergências que estão lotadas. Só saia de casa com a criança se realmente for importante.
     

 

 

 

Covid-19 SPRS

 


Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br