Notícias
O que fazer com as crianças?


As atividades externas, sempre incentivadas pelo bem que proporcionam às crianças, estão temporariamente suspensas. Porém isso não deve ser sinônimo de tristeza ou frustração. A necessária imposição de confinamento mudou o hábito de toda a população e a orientação da SPRS é que os pais estejam muito atentos não só à saúde física, mas também mental de adultos e crianças.

O pediatra, psiquiatra infantil e psicanalista, Victor Mardini, comenta um aspecto positivo do novo comportamento imposto pela necessidade de todos ficarem em casa.

“Há uma série de proposição de brincadeiras, jogos, colorir, esconde-esconde e atividades que estavam esquecidas no momento atual da nossa sociedade. Parece que houve um lado de aproximação dos pais com os filhos. Obrigados a adotar, em muitos casos, um formato home office, os pais acabam ficando mais tempo com os filhos. Isso pode, sim, ser construtivo”, comenta.

Como soluções criativas, o médico cita o uso de fantoches e contação de histórias. Sempre que possível, é válido envolver irmãos e irmãs em todas as atividades. Quebra-cabeças, brincadeiras antigas e receitas de comidas também são bem-vindas.
 

atividades para crianças no confinamento da COVID-19 SPRS


Um aspecto importante, destacado pelo médico, é a criação de uma rotina estabelecida com a família. É importante ter um horário de início e fim do trabalho, pausas para almoço e até atividades físicas dentro de casa organizadas em família.
 

Quanto ao uso da tecnologia, eles podem ser aliados

“Estamos incentivando que as crianças não deixem de manter o relacionamento com amigos, familiares e coleguinhas da escola. O celular e o tablet, devem ser um instrumento a nosso favor nessa hora. Esses momentos são bons”, completa.

Com as aulas paradas, o especialista sugere que atividades virtuais também sejam mantidas. Atividades on-line podem ser feitas, mas o médico sugere que além da simples entrega e devolução de tarefas, exista uma interação e relacionamento com os professores com áudio e vídeo para que esse aprendizado seja mais produtivo.

 

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br