Notícias
Nas UTIs neonatais e maternidades, visitas restritas e cuidados extremos


Os nascimentos de bebês são, habitualmente, momentos marcantes e que envolvem a emoção de mães, pais, e familiares. No entanto, o cenário atual obrigou os hospitais a estabelecerem uma série de medidas protetivas. A orientação da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) é para que os familiares tenham a máxima compreensão diante dessa realidade. A diretora da SPRS e neonatologista, Desiree de Freitas Volkmer, lembra que a UTI neonatal é um ambiente muito controlado em função das características imunológicas dos recém-nascidos prematuros e a termo.

“Cada hospital estabelece as suas regras de forma independente, mas de um modo geral temos rotinas e protocolos bem estabelecidos. Na admissão das gestantes no hospital, temos o cuidado de entrevistá-las sobre sintomas presentes e possíveis infecções, para a tomada de decisões quanto à necessidade de isolamento. O novo fluxo de atendimento, em função da COVID-19, investiga também o acompanhante que permanecerá no hospital, para direcionar o atendimento. As formas de nascimento continuam sendo conforme indicações obstétricas usuais e condições clínicas maternas”, explica.
 

COVID-19

Para o enfrentamento da pandemia COVID-19 foram estabelecidos novos fluxos e protocolos para pacientes suspeitos e/ou positivos, conforme as evidências disponíveis. As medidas são organizadas de acordo com o regramento de cada hospital.

Material elaborado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) estabeleceu recomendações sobre os cuidados respiratórios do recém-nascido com COVID-19 SUSPEITA ou CONFIRMADA.

O conteúdo em sua íntegra pode ser conferido no link.


Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br