Notícias
Suicídio entre jovens é maior no RS


A médica Psiquiatra da Infância e Adolescência Berenice Rheinheimer participou do programa Café Filosófico, da TV Cultura/SP, abordando o tema “Suicídio e comportamentos suicidas entre jovens”.

Apresentando dados das últimas décadas, que mostram um aumento nas ocorrências no Brasil, Berenice mostra num levantamento detalhado como este problema se tornou uma questão de saúde pública.

Na adolescência, as situações de risco para autoinjúria são bullying, dificuldades de relacionamento, abuso de álcool e substâncias entorpecentes, e baixa autoestima. Fatores de risco são histórico familiar, história de trauma na infância, problemas de saúde mental, dependência química, depressão e estresse. Não há uma única causa para o suicídio, que pode ser desencadeado por uma série de fatores.

A presença intensa da Internet e das mídias sociais na vida das crianças e adolescentes também influencia o quadro de exposição dessa faixa etária. Vários fóruns sobre o tema estão disponíveis no conteúdo on-line, que podem ser acessados por crianças e adolescentes que não recebem supervisão dos pais ou responsáveis. Berenice salienta que em 2014 o Brasil foi o país que apresentou o maior número de buscas na internet pelo termo “suicídio”.

Na videoconferência a Dra. Berenice apresenta dados de pesquisa desenvolvida junto ao CIT-RS (Centro de Informações Toxicológicas) sobre o suicídio no Rio Grande do Sul. O estado apresenta o dobro da média nacional. Levando-se em conta que a subnotificação é muito frequente nestes casos, decorrente de preconceitos e tabus na sociedade, estima-se que o número de tentativas seja bem maior do que o registrado.

Dados interessantes surgiram desta pesquisa, como a identificação do aumento de tentativas no mês de outubro, provavelmente relacionadas ao período em que o desempenho escolar anual é avaliado. No Dia das Crianças e na véspera do Natal há uma grande queda na ocorrência.

Um alerta importante é que as crianças e adolescentes utilizam mais psicofármacos do que os adultos em suas tentativas (60%), chamando a atenção para a importância de não deixar os medicamentos acessíveis aos adolescentes, pelo risco de suicídio.

A criação de um banco de dados nacional com informações específicas sobre o tema poderia ajudar no estudo e compreensão do suicídio no país, e assim enfrentar melhor este problema que é cada vez mais atual.

A palestra integral da Dra. Berenice Rheinheimer, com informações importantes para os profissionais que atendem crianças e adolescentes, pode ser assistida no canal do Café Filosófico do YouTube, no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=ePgY1ANFUCQ.

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br