Notícias
Congresso de Pediatria debate impacto da pandemia no desenvolvimento e comportamento infantil


É indiscutível que a pandemia causou e ainda causa impacto no desenvolvimento e comportamento infantil. Isto é uma frase afirmativa ou poderíamos colocar um ponto de interrogação no final? A reflexão será um dos norteadores do debate com moderação do médico Renato Santos Coelho e participação de Ricardo Halpern (RS) e Magda Lahorgue Nunes (RS). A sessão acontece a partir das 9h10min do dia 11 de junho durante o XIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, que será realizado de forma online.

XIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria 2021 SPRS

Alguns aspectos são considerados importantes no debate. Um deles é que a pandemia foi e é um fato externo, da natureza, que veio de cima para baixo, ninguém perguntou se estávamos preparados ou se queríamos. De forma abrupta, foi considerada uma pandemia, de instalação e proliferação rápida e sem conhecermos o impacto na nossa saúde. A sociedade e as famílias estavam organizadas num “modus viventis” da vida contemporânea: trabalho, creches, pré-escolas, escolas em geral, encontros sociais e viagens. A pandemia rompeu com tudo isto de forma muito brusca e sem prazo determinado para acabar.

A partir desse quadro, os médicos vão avaliar o impacto nas diferentes idades da infância: Quais os prejuízos? E em quais áreas foi mais impactante? Nos bebês? Nos lactentes? Nos escolares? Nos adolescentes?

O debate também vai considerar como foi para os pais lidar com tantas demandas que antes eram compartilhadas com outros serviços, como a escola principalmente. E se houve benefícios com a pandemia.

“Está sendo ruim esta vivência com a pandemia e não tenho dúvidas disto, mas não tenho como não pensar o quanto ela está nos fazendo refletir sobre como vínhamos vivendo, com que valores existenciais, de cuidados com as pessoas em geral e especificamente com as crianças. O isolamento social está tirando de nós humanos o que temos de mais comum entres nós: um ser social. É no convívio com o outro que aprendemos e desenvolvemos a empatia, o senso do bem comum, de evoluirmos como sociedade civilizada. O impacto deste isolamento e da privação da escola aumentou os casos de atrasos do desenvolvimento da linguagem e comunicação, com o uso excessivo e precoce de meios eletrônicos como forma de suprir a falta destes dois pontos: isolamento e privação da escola. Um impacto no desenvolvimento de habilidades cognitivas precoces por uso precoce de telas e um isolamento afetivo que vem substituindo as relações e interações humanas precoces por telas eletrônicas”, afirma o pediatra e moderador do painel, Renato Santos Coelho.

O XIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria é um evento oficial da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS). As palestras acontecem nos dias 11 e 12 de junho, sendo o evento realizado totalmente de forma virtual por conta das restrições impostas na prevenção da propagação da COVID-19. Outras informações podem ser obtidas através do site gauchopediatria.com.br.

 

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPres Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br