Notícias
Teste do Pezinho completa 20 anos


O Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) e o Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Estado do Rio Grande do Sul (SRTN/RS) completam 20 anos no dia 6 de junho, data que também marca o Dia Nacional do Teste do Pezinho.

O Teste do Pezinho possibilita o diagnóstico precoce de várias doenças graves, que podem evoluir para retardo mental e/ou óbito se não diagnosticadas e tratadas até os 15 dias de vida. Estas doenças podem não apresentar sinais e sintomas no período neonatal (até 28 dias de vida), assim, a única forma de identificá-las é com testes laboratoriais em gotas de sangue colhidas do calcanhar do RN, por isso é conhecido popularmente como “Teste do Pezinho”. O teste deve ser realizado entre o 3° e o 5° dia de vida do RN, permitindo um diagnóstico precoce, bem como um tratamento e acompanhamento adequado.


Atividades festejam as duas décadas do PNTN


No mês de junho, chamado de Junho Lilás, várias atividades divulgarão a importância do Teste do Pezinho. No dia 7 de junho será realizado um evento online reunindo a equipe do STRN e antigos colaboradores, e que contará com a presença da presidente da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal, que abordará o tema “Perspectivas Futuras da Triagem Neonatal no Brasil”. No encontro também serão lançados os selos Hospital Amigo da Triagem Neonatal e Equipe Amiga da Triagem Neonatal. A atividade ocorrerá da 18 às 20h, e poderá ser acompanhada no endereço: youtube.com/saudepoa.

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br