Notícias
Chegou o frio. Como cuidar dos filhos e protegê-los de doenças?


Proteger contra o frio é uma medida de conforto. No entanto, os cuidados vão além e medidas simples podem ajudar a reduzir o risco de doenças infecciosas e respiratórias, que comumente surgem nessa época do ano. O médico pediatra, ex-presidente da SPRS, José Paulo Ferreira, alerta que o inverno não foi feito para criança ficar trancada dentro de casa, mas as condições de passeios pedem um pouco de cautela.
SPRS

“Quando há uma condição climática boa, é bom promover passeios ao ar livre. Porém, no cenário de muito frio é importante avaliar. Hoje, não falamos só do frio, mas da preocupação com a pandemia do coronavírus que colocou um ingrediente a mais que é evitar locais fechados e com aglomeração de pessoas”, explica.

O banho no inverno para as crianças exige alguns cuidados adicionais para não causar desconforto e, mais importante ainda, prevenir resfriados.

"Nossa cultura é tomar banho todos os dias, mas isso não deve ser uma regra. Especialmente. quando falamos de bebês ou crianças muito pequenas. O banho é para ser um momento de tranquilidade para o bebê. Se estivermos o submetendo a um estresse muito grande em um ambiente que não é adequado, não há necessidade", acrescenta.

A alimentação e a ingesta adequada de líquidos são passos fundamentais para manter a imunidade das crianças em alta. No frio é comum as crianças comerem um pouco mais de massas e carboidratos em geral, mas não pode se descuidar de tomar líquidos mesmo que não esteja calor. Para o recém-nascido, os pediatras indicam sempre o estímulo ao aleitamento materno que é completo e oferece tudo que o bebê precisa,

“Em relação à higiene das mãos é fundamental que seja uma rotina, não só nos tempos de pandemia, mas para vida toda, uma vez que as crianças levam as mãos à boca com frequência”, disse.

O Rio Grande do Sul tem temperaturas que variam muito. No início da manhã é frio, esquenta ao meio dia e à noite esfria novamente. Por conta disso, a dica é vestir os filhos com camadas diferentes de roupas, permitindo que casacos e agasalhos sejam facilmente retirados e recolocados posteriormente. Lareiras e fogão à lenha exigem uma atenção especial quando há crianças no ambiente, não só pelo aspecto de evitar acidentes, mas para evitar que inalem a fumaça.

A orientação final é manter sempre em dia a carteirinha de vacinação. A imunização contra a gripe é fundamental e fortemente recomendada para todas as crianças. Para a faixa etária dos seis meses aos cinco anos o Ministério da Saúde oferece a vacina gratuitamente, bastando apenas se dirigir aos postos de saúde.
 

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
Foto: Freepik

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br