Notícias
Cuidado com a ação de golpistas na venda de cursos livres e de atualização em Pediatria


A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) alerta aos médicos e à sociedade sobre a ação de uma quadrilha que vem causando prejuízos aos pediatras brasileiros. De acordo com relatos encaminhados à entidade nesta quarta-feira (18/01/2017), um golpista faz uma ligação telefônica e se apresenta como funcionário da SBP, oferecendo conteúdo exclusivo de atualização em Pediatria mediante o pagamento antecipado.

A SBP esclarece aos médicos pediatras que atualmente os cursos livres e de atualização em Pediatria são oferecidos pela Manole Educação, que não possui intermediários ou representantes. As vendas são exclusivas pelo site www.manoleeducacao.com.br e ninguém está autorizado a vender os cursos por meio de outros canais, motivo pelo qual a SBP não se responsabiliza por eventuais compras feitas fora do site.

Vale ressaltar que os cursos oferecidos pela Manole têm uma sequência pedagógica impossível de ser reproduzida em um mero DVD, formato em que o material estaria sendo cedido mediante pagamento. Além disso, a configuração pirata não permite ao aluno realizar avaliação ou obter certificado com uma chancela importante na área de sua atuação.

Alertamos ainda para o fato de médicos do interior da Bahia já terem sofrido outro golpe, em que lhes seria prometido o envio de um link com acesso aos cursos mediante depósito bancário. Recomendamos aos médicos que entrem em contato com a SBP ou a Manole para confirmar qualquer informação suspeita.

Diante do risco, a SBP desautoriza qualquer venda feita em nome da entidade ou de seus funcionários e pede que os pediatras tenham cautela com ligações do mesmo tipo, com pedidos atribuídos a outras entidades médicas.

A SBP orienta a todos que sofrerem este tipo de abordagem a procurar a polícia para a tomada de providências. A entidade também pede que este alerta seja divulgado entre colegas de profissão, estabelecimentos de saúde e entidades médicas como forma de prevenir futuros prejuízos.
 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br