Notícias
Avanços e protocolos sobre o teste do pezinho são debatidos por pediatras gaúchos


Com a preocupação de conscientizar sobre a importância do Teste do Pezinho, a campanha “Junho Lilás” traz visibilidade para um exame fundamental que deve ser feito nos bebês recém-nascidos. O tema fez parte do Programa Estadual de Triagem Neonatal (PETN/DAS/SES), realizado em parceria com o Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN-RS/HMIPV) do RS, no “I Seminário Estadual sobre Triagem Neonatal”. A atividade foi promovida no início de junho, no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV).

Seminário Triagem Neonatal Junho Lilás HMIPV SPRS Porto Alegre

Com foco voltado para UTI’s Neonatais, o encontro aproveitou a oportunidade para propor a padronização do protocolo para coleta do Teste do Pezinho em pacientes internados prematuros e com peso de nascimento muito baixo. Os presentes definiram diretrizes para o projeto que será redigido e enviado novamente para as entidades.

Outra preocupação levantada no evento é sobre a cobertura total de exames realizados no Rio Grande do Sul. Em 2016, o trabalho do SRTN-RS/HMIPV teve a abrangência de 76% das crianças nascidas no estado, através do SUS. A rede privada atendeu outros 18,4%. De acordo com a médica da Sociedade de Pediatria do RS e integrante do SRTN-RS/HMIPV, Célia Magalhães, a intenção é atender o restante para completar cem por cento.

- A triagem neonatal vem crescendo e estamos conquistando grandes avanços, mas ainda buscamos ampliar a cobertura do SUS para esses 5,4 % que não são atendidos na rede pública e privada. Atribuímos esse índice à possibilidade de exames realizados fora do RS. As pessoas precisam ter a consciência de que o teste do pezinho é um direito de toda criança que nasce no Rio Grande do sul – explica.

Entre os outros temas debatidos no Seminário, o destaque está nas definições que apontam a necessidade de uma corresponsabilização na busca ativa dos pacientes que não são encontrados após deixarem os serviços de saúde. Também foram discutidas as técnicas adequadas para a coleta, em relação ao papel filtro, além da facilitação dos fluxos de envio do papel filtro através da obtenção de um registro de posto de coleta de cada UTI e por fim, a criação de polos regionais ligados ao SRTN-RS/HMIPV, em locais estratégicos.

O evento teve 55 participantes, divididos entre médicos neonatologistas e enfermeiras.

Redação: Giovanni Andrade
PlayPress Assessoria de Imprensa

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br