Notícias
Comitê de Ligas Acadêmicas realiza a V Jornada Gaúcha

A V Jornada Gaúcha das Ligas Acadêmicas de Pediatria, realizada no dia 30 de setembro, reuniu cerca de 200 participantes nas dependências da PUCRS, que discutiram temas vinculados à proteção da infância e da adolescência sob uma perspectiva psicossocial. O evento anual é promovido pelo Comitê de Ligas Acadêmicas da SPRS.

Desde a conferência de abertura, onde o pediatra João Carlos Santana abordou os “Maus tratos na infância e adolescência”; até a mesa-redonda de encerramento onde os psiquiatras Manoela Coelho Alves, Victor Mardini e Jader Piccin trataram do tema "Suicídio na Infância e Adolescência”, a Jornada colocou em discussão temas importantes onde o médico desempenha um papel fundamental na proteção da criança vítima de violência.

Uma mesa-redonda multidisciplinar sobre a criança vítima de violência reuniu o Pediatra Ricardo Becker Feijó, a Psicóloga Maria Eliete de Almeida e a Promotora de Justiça Denise Casanova Villela - coordenadora do Centro de Referência no Atendimento Infanto-juvenil (CRAI), do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, de Porto Alegre.

Além dos cuidados no atendimento, da atenção que deve ser dispensada nos vários casos, a Jornada oportunizou aos participantes conhecer também os aspectos legais envolvidos no atendimento de uma criança vítima de abuso ou violência, conforme destacou a Promotora Denise Villela. “Acho extremamente importante tratarmos deste assunto com os estudantes de Pediatria, para que conheçam a legislação que defende os interesses da criança e do adolescente, uma vez que o tema, infelizmente, não faz parte do currículo dos cursos acadêmicos. Parabenizo a SPRS pela bela iniciativa".

A neonatologista Rita de Cassia Silveira destacou a importância da atuação profissional no atendimento à criança, afirmando que os pediatras devem aproveitar todas as “janelas de oportunidades” para uma intervenção adequada.

O evento organizado pelo Comitê de Ligas Acadêmicas dialogou com a campanha "Não Seja um Porre", desenvolvida pela SPRS este ano, apresentada pela diretora da SPRS, Denise Leite Chaves, e que alerta contra o uso de álcool na adolescência. O psiquiatra Fábio Montano Wilhelms abordou as situações que configuram a alienação parental, e na continuidade o psiquiatra Thiago Gatti Pianca alertou para as graves consequências no desenvolvimento cognitivo causadas pelo consumo de álcool na adolescência.

A coordenadora da V Jornada e presidente do Comitê das Ligas Acadêmicas da SPRS, Victória Bernardes Guimarães, afirma que o evento atingiu todos os objetivos. “Abordar temas tão complexos e delicados foi um desafio, mas, de fato, precisamos falar sobre isso. E o resultado foi excelente, tanto pelo interesse do público quanto pela extrema qualidade das palestras”.

 

 

 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br