Notícias
O lado responsável do presente do Dia das Crianças


A alegria de uma criança ao abrir uma embalagem de presente é quase indescritível. No entanto, se para os pequenos esse momento é apenas de empolgação, os adultos cumprem um papel importante. Comprar o brinquedo correto e com segurança é fundamental. O alerta é da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, que recomenda alguns cuidados aos pais.

brinquedos seguros dia da criança SPRS

- Um cuidado importante é a evitar a aspiração, já que criança costuma levar tudo para a boca. A peça pode ser deglutida e ir para o esôfago. Se é aspirado, vai para a árvore respiratória. Quando vai para via aérea da criança há um risco de sufocamento ou pneumonia. Então, todos brinquedos que possuem partes pequenas exigem uma atenção redobrada. Há no mercado, por exemplo, uma coleção de bonecas em miniaturas com acessórios que precisam ser muito observadas. Convém reforçar a orientação para que os pais ou responsáveis estejam sempre atentos à idade indicada para cada brinquedo - afirma a presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Cristina Targa Ferreira.

Outro item a ser observado são as baterias ou pilhas presentes em diversos brinquedos eletrônicos. Em caso recente, ocorrido no Rio Grande do Sul, uma criança engoliu uma bateria, sendo submetida imediatamente a uma endoscopia para imediata retirada do elemento. Nesse caso, não houve agravamento do quadro de saúde, mas o acidente serve de alerta.

- Há um risco muito grande de queimadura no tubo digestivo e, nesse caso, é preciso uma endoscopia para fazer a retirada. Moedas, pilhas e baterias representam sempre um risco que pode causar muitos problemas. O Spinner é indicado só para crianças maiores de seis anos, e mesmo assim, recomenda-se sempre que elas estejam brincando sob a supervisão de alguém – completa Cristina.

Para qualquer brinquedo eletrônico é importante observar o Selo do Inmetro. O correto é que exista uma trava com parafuso no dispositivo de pilhas ou baterias, e não apenas o encaixe para abertura do compartimento.

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br