Notícias
Vai viajar? Saiba como lidar com bebês e crianças


O planejamento de férias longas ou mesmo de apenas alguns dias longe de casa já não é mais ou mesmo depois que se têm filhos. O pediatra do Comitê de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade de Pediatria do RS (SPRS), Renato Santos Coelho, esclarece algumas dúvidas comuns dos pais em viagens de ônibus, de carro ou de avião com os pequenos. A primeira tarefa é planejar a viagem de acordo com a idade da criança.

- Meu primeiro conselho é perceber se essa viagem é importante ou necessária para cada fase da criança. Em muitos casos, os pais planejam férias em lugares que o filho ainda não vai aproveitar, mas que acaba demandando muitas horas dentro de um carro ou de um avião. Então, a primeira coisa, em casos de férias, é refletir se é mesmo necessário viajar por dez ou doze horas com um bebê. Os pequenos ficam entediados, e os pais precisam ter bastante paciência nestes casos – relata.

Em casos de viagens de avião, a sugestão do pediatra é oferecer o peito ou a mamadeira para as crianças que estão em fase de amamentação, ou ainda a chupeta, no momento da decolagem e aterrissagem. Assim, os pais podem evitar que os pequenos sintam um desconforto devido à pressão causada nos ouvidos. Quando a viagem for longa, convém andar com a criança pelos corredores do avião e lembrar de levar muitos brinquedos e entretenimento.

viagens crianças e bebês SPRS

Para quem vai viajar ou passear de carro, o médico lembra que o primeiro passo é verificar se o bebê conforto ou cadeirinha estão de acordo com a necessidade da criança.

- Criança de até um ano devem estar em bebê conforto que fique virada de costas para a frente do carro. Nesta idade, eles ainda não conseguem controlar o pescoço totalmente, e qualquer parada mais brusca do carro é perigosa, quando a cadeirinha está virada de frente. Além disso, deve se observar o tamanho e peso que são indicados no bebê conforto e na cadeirinha. Isso também é uma questão de segurança, pois o produto pode não aguentar uma parada brusca e soltar-se do veículo – explica.

O pediatra afirma que é preciso avaliar a rotina diária de sono da criança para planejar o melhor momento de viajar de carro.

- Se a criança tem o hábito de dormir um pouco depois do almoço, uma dica é aproveitar esse horário para viajar, assim ela não ficará entediada tão rapidamente. Uma solução é oferecer brinquedos, tablets e TVs para que assistam algum desenho que gostem. Sempre lembrando que não se deve, em nenhuma circunstância, deixar que a criança saia da cadeirinha. Esse é um dos principais sistemas de segurança, e deve ser respeitado sempre, mesmo que já estejam chegando em casa, ou que seja um passeio curto – ressalta.

Nas viagens de ônibus, Renato Santos Coelho alerta para que os pais confiram se a empresa possui bebê conforto, cadeirinhas ou acentos específicos para crianças. Além disso, usar cintos de segurança e observar que as pessoas próximas também estejam protegidas adequadamente com o cinto.

Redação: Mariana da Rosa
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br