Notícias
Aplicação de medicação que previne formas graves de infecção inicia em 15 de março no RS


A medicação Palivizumabe é recomendada para crianças menores de dois anos de idade de alto risco para desenvolver doença grave do trato respiratório inferior, pois previne as formas graves da doença respiratória causada pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A sazonalidade deste vírus vai de abril a agosto, com pico em junho e julho. O VSR pode ser responsável por até 75% dos casos de bronquiolite grave.

Atualmente, os critérios de inclusão para receber o medicamento são: crianças menores de um ano que nasceram prematuras, com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas; crianças menores de dois anos com doença pulmonar crônica em função da prematuridade; crianças menores de dois anos com cardiopatia congênita.

- São três grupos bem específicos que têm indicação para o uso do Palivizumabe - explica a médica pediatra 2ª tesoureira da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) e da Seção de Saúde da Criança da SES/RS, Celia Boff de Magalhães.

O anticorpo monoclonal Palivizumabe é usado durante a circulação do VSR no Estado. Após a primeira dose – recomenda-se que seja administrada antes do início da sazonalidade do VSR – as doses subsequentes devem ser dadas com intervalos de 30 dias, sendo recomendado até cinco doses no total. Depois de agosto, a circulação do vírus cai. Foi percebido que com o uso do Palivizumabe sistematizado, a partir de 2011, iniciou uma redução da bronquiolite grave em todo o estado, com diminuição da taxa de hospitalização relacionada a ele.

Está disponível no site da SES/RS a Nota Técnica do Palivizumabe para a sazonalidade 2019, com todo o detalhamento necessário (documentação inclusive) para o uso do medicamento no Estado.

http://www.saude.rs.gov.br/upload/arquivos/carga20190340/13104032-nota-tecnica-estadual-palivizumabe-atualizada-02-19-2.pdf

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
Colaboração: Seção de Saúde da Criança e Adolescente Departamento de Ações em Saúde/SES

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br