Notícias
Secretaria de Saúde divulga dados sobre Influenza e Dengue em Porto Alegre


A Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde/PMPA divulgou a situação dos casos de Influenza em Porto Alegre, em junho de 2019 (Semana Epidemiológica 22).

Em outro informe é descrita a diferenciação de casos de Influenza e Dengue, os procedimentos quanto ao tratamentos dos pacientes, e definição dos casos que devem ser notificados.

Acompanhe abaixo os dois Informes Epidemiológicos da SMS/PMPA.

 

Informativo 2019 – Influenza

Perfil dos casos notificados em Porto Alegre

Até a Semana Epidemiológica (SE) 22 (30/12/2018 a 01/06/2019) foram investigados 462 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo que destes, 310 são moradores de Porto Alegre.

Na tabela abaixo, dos casos notificados moradores de Porto Alegre, 3,6% foram classificados como SRAG por Influenza, destes 63,7% confirmaram para Influenza A (H1N1) (Tabela 1).
 

Gripe 2019 Porto Alegre SPRS

 

Gripe 2019 Porto Alegre SPRS

  

Com relação a SRAG por outros vírus, confirmados 97 casos, destes 92 (95%) de Vírus Sincicial (Gráfico 2).
 

Gripe 2019 Porto Alegre SPRS

 

Lembramos que as pessoas com Síndrome Gripal (“indivíduo apresentando febre de início súbito, mesmo que referida, acompanhada de tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos seguintes sintomas: cefaleia, mialgia ou artralgia”) independente do local de atendimento, no consultório privado ou na rede pública, devem ser tratados com Oseltamivir a critério clínico, podendo retirar, gratuitamente, o medicamento nas unidades básicas de saúde do município, farmácias distritais. Os hospitais e as unidades de pronto atendimento possuem medicação para fornecer a todos os pacientes atendidos, que tenham sido internados ou não. Ainda os pronto atendimentos fornecem a medicação para os usuários da atenção básica nos horários em que as Farmácias Distritais e as Unidades Básicas de Saúde estão fechadas. Estes casos não são de notificação para esta equipe.

A notificação para esta equipe é somente dos casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes com internação hospitalar.

No link abaixo estão disponíveis os protocolos atualizados de 2019 e outras informações:
https://sites.google.com/view/saudepoainfluenza/influenza-2019

Veja o documento na íntegra.

 

 

Informe Epidemiológico – Dengue e Influenza

Porto Alegre, 06 de Junho de 2019


Em virtude do cenário atual de casos de dengue autóctone em Porto Alegre (339 casos) e com a confirmação de casos de Influenza, a Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis (EVDT) destaca que: febre associada a sintomas respiratórios (coriza, tosse, dor de garganta) são suspeitos de Influenza, excluindo a suspeita de dengue.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2019, no Brasil está sendo observada a circulação dos vírus desde o início do ano com a predominância da influenza A (H1N1)pdm09 em algumas unidades federadas e regiões do país.

Diante do exposto acima, reiteramos a disponibilidade da utilização do medicamento antiviral (oseltamivir) para casos suspeitos de Síndrome Gripal (SG).

Lembrando que desde o ano de 2010, após o fim da fase da pandemia a notificação para esta equipe é, somente dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave - SRAG em pacientes com internação hospitalar, nos telefones: 3289.2471 e 3289.2472 - horário comercial e/ou no celular de plantão).

No link abaixo estão disponíveis os protocolos atualizados de 2019 e outras informações:
https://sites.google.com/view/saudepoainfluenza/influenza-2019

Veja o documento na íntegra

 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br