Notícias
Acidentes tóxicos: prevenção é essencial


No dia 20 de agosto foi celebrado o “Dia Estadual de prevenção de acidentes tóxicos”. A promoção é do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT/RS), divisão do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), e tem como objetivo conscientizar a população sobre o risco destes acidentes, que acontecem principalmente com crianças e no ambiente doméstico.

Os acidentes ocorrem sobretudo pelo descuido ou pela falta de informação dos pais ou responsáveis. A grande maioria é causada por medicamentos, produtos de higiene e limpeza, inseticidas domésticos, entre outros que usualmente são armazenados em locais ao alcance das crianças. Também são comuns acidentes por animais peçonhentos e o contato com plantas tóxicas.

Segundo o Dr. Carlos Augusto Mello da Silva, presidente do Departamento Científico de Toxicologia e Saúde Ambiental da Sociedade Brasileira de Pediatra, nas 23.000 exposições tóxicas anuais atendidas pelo Centro de Informação Toxicológica/CEVS/SES, as maiores vítimas são crianças menores de 5 anos. “Somente nos últimos 10 anos foram mais de 40.000 acidentes tóxicos nesta faixa etária no Rio Grande do Sul”, afirma.


Prevenção é a melhor forma de evitar acidentes

Conscientizar e informar pais e cuidadores em relação a estes riscos é primordial para prevenção e redução dos acidentes.

“Medidas simples realizadas nas residências, como armazenar medicamentos, produtos químicos de uso doméstico (inseticidas, limpadores, raticidas, alvejantes) em locais fechados e fora do alcance das crianças são fundamentais para prevenir acidentes tóxicos”, salienta o Dr. Carlos Augusto.

O Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul pode ser acessado pelo telefone 08007213000 (ligação gratuita), atendendo em plantão 24h.

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br