Notícias
Verão exige maior atenção quanto à segurança das crianças nos banhos de mar, lagoas e piscinas


Acidentes podem ocorrer em questão de segundos, portanto, é fundamental que as crianças sejam supervisionadas constantemente enquanto estiverem na água. A médica pediatra Luciana Barcellos, responsável técnica da UTI de Trauma Pediátrico do Hospital de Pronto Socorro, em Porto Alegre, reforça a importância de nunca deixar crianças sozinhas quando estiverem dentro ou próximas da água, nem por um segundo. Sempre um adulto deve estar supervisionando de forma ativa e constante, o tempo todo.

“Toda a criança deve ser orientada a nadar apenas com supervisão de um adulto. O equipamento adequado para evitar afogamentos em crianças é o colete salva-vidas. Boias infláveis não são seguras. As crianças devem aprender a nadar em escolas de natação especializadas. Pais devem aprender a nadar antes de expor seus filhos a piscinas, mar ou lagoas”, salienta.
SPRS prevenção de afogamentos

A questão comportamental é um fator importante, especialmente quando envolvem crianças um pouco maiores ou adolescentes. É papel dos pais instruí-los a não superestimar suas capacidades, e a respeitar placas de aviso de perigo em praias e piscinas, dando sempre preferência aos locais com guarda-vidas.

“Deve-se ensinar às crianças a não correr, empurrar, pular em outras crianças ou simular que estão se afogando quando estiverem na piscina, lago, rio ou mar”, completa a médica.


Ambiente doméstico

O ambiente doméstico também oferece perigo de afogamento principalmente a bebês e crianças pequenas que podem se afogar em recipientes com até 5 cm de profundidade. Quando se trata de bebê, a dica é esvaziar baldes, bacias, banheiras e manter privadas fechadas. Piscinas devem ser cercadas evitando livre acesso.
 

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
Foto: Freepik

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br