Pesquisas
Pesquisa Desafios na Imunização de Prematuros: Conhecimento, Atitudes e Comportamentos de Profissionais de Saúde


Você está sendo convidado(a) a participar de uma pesquisa acadêmica sobre o conhecimento de profissionais da Saúde a Respeito da Imunização de Prematuros no Brasil. Esta pesquisa está sendo realizada pelo Departamento de Pediatria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Nosso objetivo é reconhecer o conhecimento de profissionais da saúde que atendem prematuros e identificar informações que podem ser corrigidas e mais aprofundadas. A partir desse levantamento, pretendemos identificar quais os pontos precisam ser trabalhados em ações de educação profissional, com o objetivo de estabelecer estratégias para reforçar o manejo e condutas.
 

Link para o formulário : https://forms.gle/9ZpkyWHwrNTkVaoz6

 
Desde já agradecemos!

 
Atenciosamente,

Roberto Nunes
Residente em Pediatria da UFCSPA
 

 

Pesquisa para projeto de mestrado em Ensino em Saúde com o tema Medicina do Adolescente


Prezado Pediatra e Hebiatra,

Este é um convite para você participar de uma pesquisa que visa estabelecer uma proposta de matriz de aprendizagem baseada em competências em Medicina do Adolescente na graduação médica. A referida pesquisa é parte fundamental da tese de mestrado profissional em Ensino e Saúde CESUPA/PA, tendo como mestrando José Francisco Carvalho de Pinho – médico pediatra – e a orientadora Profa. Dra. Milena C. F. Caldato, aprovada pelo CEP/CESUPA sob parecer Nº 5.953.231.

O principal objetivo da pesquisa é identificar conhecimentos, habilidades e atitudes para alcançar as competências mínimas na área de saúde do adolescente para a formação de um médico generalista.

De acordo com o Ministério da Saúde, na publicação “Saúde Integral de Jovens e Adolescentes: Orientações para a Organização de Serviços de Saúde” de 2007, as visitas de rotina de adolescentes aos serviços de saúde devem ser observadas como oportunidades para: a) promoção da saúde; b) identificar comportamentos de risco; c) promover imunização; d) desenvolver vínculos. Levando em conta que a maioria dos adolescentes saudáveis deveriam ter um acompanhamento profissional nos cuidados de saúde primária, não apenas em momentos de risco como diagnóstico de gravidez ou busca de anticoncepcionais e preservativos.

Independente da razão que leva o adolescente a procurar um serviço de saúde, é uma oportunidade para o profissional detectar, refletir e orientar na resolução de um agravo ou de outra questão que difere do motivo principal da consulta. Portanto, uma preparação adequada dos médicos que atendem em serviço de saúde aumentaria a possibilidade de promoverem um atendimento mais adequado, humanizado e preventivo aos adolescentes.

Na minha pesquisa, pude observar em estudos catalogados a dificuldade dos profissionais da saúde no trabalho com adolescentes, principalmente por esse atendimento englobar dilemas exclusivos desta faixa etária como: conflitos pais-filhos, confidencialidade, questões legais, questões psicológicas, sexualidade, violência – dentre várias outras –, além de existir lacunas no treinamento do atendimento ao adolescente.

Também observei que na matriz curricular há uma abordagem pontual, fragmentada e desarticulada dos temas referentes à Medicina do Adolescente, sem continuidade entre eles. No que compete ao exame clínico, ou seja, condução da entrevista, realização do exame físico, orientações e conhecimento geral das particularidades desta parcela da população deveria ser dominada por todos os médicos generalistas.

Devido à sua atuação como médico especialista na saúde do adolescente, venho solicitar a participação nesta pesquisa, para podermos destacar – dentre todas as competências de um Hebiatra – aquilo que é essencial para um médico generalista, melhorando sua formação e capacitação, promovendo, quem sabe no futuro, uma melhora no atendimento dos jovens e adolescentes.

Participe da pesquisa clicando no link abaixo, e após logar-se no site, acesse o formulário.

Formulário Pesquisa

Pesquisa estuda influência dos fatores ambientais sobre RNs internados em UTIN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte – campus Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, desenvolve pesquisa com objetivo de avaliar a percepção dos profissionais quanto aos fatores ambientais nas condições de saúde e desenvolvimento neuropsicomotor dos recém-nascidos internados em UTIN e a carência de instrumentos que possam analisar, de forma mais contundente, essa problemática.

A pesquisa intitulada “Desenvolvimento de um checklist de fatores ambientais da CIF para UTI neonatal” é de responsabilidade da Profa. Dra. Karolinne Souza Monteiro, orientadora da Fisioterapeuta residente em atenção materno-infantil Fernanda Gabrielle Mendonça Silva.

A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN (CAAE: 42717221.5.0000.5568, Parecer: 4.545.850).

O público-alvo da pesquisa são profissionais de saúde e/ou pesquisadores da área da UTIN de todas as regiões do Brasil, com pelo menos 2 anos de experiência.

Para colaborar participando desta pesquisa, acesso ao formulário clicando aqui.


Pesquisa estuda impacto da pandemia e resiliência de profissionais

Os pesquisadores Sidnei Priolo, Murilo Zibetti e Carlos Aznar estão realizando uma pesquisa para investigar os impactos da pandemia no bem-estar e resiliência dos profissionais cujo trabalho envolva crianças e adolescentes. O público-alvo são profissionais da área da Saúde, Educação, Direito, Assistência Social e Psicologia.

A pesquisa é feita em parceria com a ISPCAN (International Society for the Prevention of Child Abuse and Neglect), organização que congrega pesquisadores do mundo inteiro com o intuito de gerar evidências científicas para proteger crianças da violência.

Você pode participar da pesquisa clicando no link abaixo:
https://fiu.qualtrics.com/jfe/form/SV_eQVrFiwTw55JtEq

Como forma de agradecimento pela participação, serão sorteados vale-livros para os participantes ao final da coleta.

 

Avaliação do uso de palivizumabe entre profissionais clínicos da região das Américas


Como membro da SPRS, você é convidado a participar de uma pesquisa online baseada na web sobre o uso de palivizumabe entre profissionais clínicos na Região das Américas. Trata-se de um projeto de pesquisa conduzido pela Dra. Paula Veronica Couto, especialista em Medicina Interna atualmente em doutorado na Universidade de Edimburgo.

A participação dos membros da SPRS é totalmente voluntária e, como a pesquisa é anônima, os pesquisadores não saberão as identidades dos participantes. A pesquisa estará aberta por apenas um período limitado até o final de dezembro de 2020.

A SPRS não recebe benefícios diretos de divulgar aos nossos membros o convite para esta pesquisa. No entanto, os pesquisadores fornecerão na primavera/verão 2021 um resumo dos achados de todo o estudo, que terá recrutado de outras sociedades médicas além da nossa. Esses achados podem nos ajudar a aprender mais sobre a opinião clínica atual sobre a indicação para palivizumabe, e como as práticas clínicas relatadas são enquadradas em relação às diretrizes nacionais.

Se você decidir participar desta pesquisa, por favor, clique aqui.

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br